18 de Dezembro de 2025
Na sexta-feira (12/12), na sede da Coprel, em Ibirubá/RS, a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) realizou reunião de final de ano, para avaliação das atividades de 2025 e projetar metas para 2026. Estiveram presentes 40 representantes das cooperativas, dentre eles presidentes, diretores e técnicos de vários setores das cooperativas.
Em destaque especial teve a homenagem póstuma ao ex-presidente Iloir de Pauli (Ceriluz), grande incentivador da união das cooperativas e promotor de investimentos em geração de energia pela cooperativa Ceriluz, modelo para as coirmãs.
Outro destaque do evento foram as homenagens, com entrega de diploma, as cooperativas Cooperluz, pelos 55 Anos, para a Coopernorte e a Cosel pelos 50 Anos, de atuação e desenvolvimento nas suas áreas de atuação.
A Coprel, também, prestou homenagem as cooperativas com entrega de troféus.
Ao receberem as honrarias comemorativas Cooperluz (Santa Rosa) e Coopernorte (Viamão), presentes, destacaram os trabalhos realizados em consonâncias as necessidades dos associados, que têm participação ativa nos destinos das cooperativas.
Agenda do evento
Da programação prevista, dirigida pelo presidente da federação, Erineo José Hennemann, foram abordados temas importantes, em andamento e bem como para os próximos anos.
Entre os assuntos debatidos estiveram:
a Reforma Tributária;
a atualização da legislação do Setor Elétrico, seus impactos nas cooperativas e estratégias de adaptação;
o programa Energia Forte no Campo, para o fortalecimento da distribuição de energia, nas áreas rurais;
os estudos Sandbox Tarifário, que trata da abertura do mercado de baixa tensão (BT);
o Cadastro Positivo que benefia os bons pagadores;
o Projeto Radar, sistema de informação on-line para agência nacional (Aneel), sobre os desligamentos – falta de energia;
os cursos e treinamentos realizados em 2025 e os previstos para 2026, para a qualificação contínua das equipes técnicas e administrativas;
a importância do Relatório ESG e as possibilidades de financiamento, destacando a importância da gestão e a sustentabilidade para o acesso a linhas de crédito mais vantajosas;
as conclusões da Missão Fecoergs aos Estados Unidos, regulação, aprendizados e inovações observadas no setor elétrico internacional e
a definição sobre a contribuição associativa para o sindicato patronal Sindicooper – exercício 2026.
No final do evento o presidente Erineo da Fecoergs, agradeceu a hospitalidade da Coprel e as presenças - "desejou boas festas, um bom final de ano e que o próximo venha repleto de novas conquistas e muita paz". (Fecoergs – 18/12/2025)