Ir para o conteúdo

Notícias

Apresentada a quinta etapa do programa Energia Forte no Campo e as cooperativas

17 de Setembro de 2025

Participantes que prestigiaram o evento da Fecoergs na sede da OCERGS, na Expointer Participantes que prestigiaram o evento da Fecoergs na sede da OCERGS, na Expointer
Presidente Erineo faz manifestação Presidente Erineo faz manifestação
Secretária Marjorie fala na apresentação da nova etapa do programa Secretária Marjorie fala na apresentação da nova etapa do programa
Governador enaltece o trabalho das cooperativas e o acerto da realização conjunta deste programa Governador enaltece o trabalho das cooperativas e o acerto da realização conjunta deste programa

Com grande número de representantes das cooperativas de infraestrutura e demais convidados, no 03/09, na Casa da Ocergs, na Expointer, foi lançada a 5ª Fase do Programa Energia Forte no Campo.

No lançamento, desta nova etapa, teve a manifestação do Governador do Estado Eduardo Leite e da Secretária do Meio Ambiente - Marjorie Kauffmann, elogiando a parceria e os resultados alcançados com as cooperativas.

Se manifestaram, também, os presidentes da Federação das Cooperativas de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Erineo José Hennemann, e do Sistema Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), Darci Hartmann, ambos agradecendo a confiança e a integração com o Estado e as cooperativas, em benefício dos associados.

Nesta nova fase do programa o Estado amplia a sua participação de 20% para 35% nos projetos de redes, incluindo as instalações de subestações, tanto reivindicadas pelas cooperativas.

Estão previstas nesta nova fase a reforma de 1.200Km de redes e a construção de13 subestações.

Desde sua criação, o Energia Forte no Campo já beneficiou 10.717 consumidores, gerando impacto direto no desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais.

Nas quatro primeiras fases, foram executados 345 projetos, que somaram 973 km de linhas trifásicas em 122 municípios, com investimento estadual de R$ 19,9 milhões, alavancando mais de R$ 102 milhões em obras.

No total o programa poderá chegar a 380 milhões de reais, com 80 milhões do Governo do Estado.