17 de Setembro de 2025
Reunião híbrida realizada na Cermissões avaliou e encaminhou a necessidade de reforço no suprimento nas Missões.
Na sexta-feira, 12 de setembro de 2025, a sede da Cermissões, em Caibaté, foi palco de uma importante reunião que reuniu autoridades políticas, representantes de órgãos governamentais, Cooperativas de eletrificação, empresas fornecedoras de energia e entidades do setor agrícola.
O evento contou com organização e convocação da Cooperativa e do Senador Gaúcho Luiz Carlos Heinze.
Participaram do encontro representantes da Fecoergs, do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Secretaria de Transição Energética, da SEMARS, da RGE/CPFL, além de dirigentes de Cooperativas como Ceriluz, Certhil, Coprel, Coperluz e Eletrocar, bem como entidades representativas do setor produtivo rural e prefeitos da região.
A Região das Missões, foco da reunião, está com grande dificuldade de crescimento, pela falta de investimentos em linhas de transmissão e subestação de grande porte.
O senador Luis Carlos Heinze reforçou a urgência da pauta:
“Já temos mais de 800 pivôs funcionando só nas Missões. Precisamos ampliar a capacidade de irrigação e também garantir energia para indústrias e residências. Em até três semanas estaremos com esse grupo em Brasília, junto ao governo federal e estadual, para acelerar a execução de obras de transmissão e subestações. Essa é uma prioridade para o desenvolvimento da região. ”
O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, avaliou o encontro como histórico:
“Foi uma grande oportunidade de reunir as lideranças do setor elétrico e debater soluções. A irrigação cresce em ritmo acelerado e, se não houver investimentos, em dois anos podemos ter falta de energia na região. Nós e as demais cooperativas estamos fazendo a nossa parte, com ampliação de subestações, duplicação de redes e com grandes investimentos. Agora é preciso que o governo e as concessionárias também agilizem suas responsabilidades.