Ir para o conteúdo

Notícias

CERTAJA Energia participa de missão ao maior grupo cooperativo do mundo

23 de Maio de 2025

Lima, Madruga e Martins retornaram com ideias e inspirações para fortalecer o trabalho da CERTAJA Energia Lima, Madruga e Martins retornaram com ideias e inspirações para fortalecer o trabalho da CERTAJA Energia
Ao todo, 37 pessoas integraram o grupo, formado por representantes das cooperativas premiadas e equipe técnica do Sistema Ocergs Ao todo, 37 pessoas integraram o grupo, formado por representantes das cooperativas premiadas e equipe técnica do Sistema Ocergs

Mondragon, na Espanha, é referência em governança e gestão de cooperativas. Viagem, promovida pelo Sistema Ocergs, reconheceu as 11 vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS

A CERTAJA Energia participou, em maio, da missão a Mondragon, maior grupo cooperativo do mundo, localizado no País Basco, ao norte da Espanha. A viagem, promovida pelo Sistema Ocergs, reconheceu as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS, no qual a CERTAJA foi destaque no ramo de Infraestrutura.

Participaram da comitiva gaúcha o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins; o vice-presidente, Ederson Madruga; e o coordenador de Inteligência Corporativa, Michael Lima. Ao todo, 37 pessoas integraram o grupo, formado por representantes das cooperativas premiadas e equipe técnica do Sistema Ocergs.

Para Madruga, a missão foi um importante momento de troca de experiências e fortalecimento do modelo cooperativo, com base em práticas de gestão reconhecidas internacionalmente. "Voltamos com ideias e inspirações que fortalecem nosso compromisso com a excelência em gestão e com os princípios cooperativistas que guiam nosso trabalho."

A Mondragon opera como uma rede de empresas cooperativas que abrange diversos setores, incluindo manufatura, finanças, varejo e educação. São mais de 80 cooperativas autônomas, empregando cerca de 70 mil pessoas.

"Conhecer de perto o modelo de Mondragon foi uma experiência enriquecedora. Ver como a governança, a educação e a inovação estão integradas ao cotidiano das cooperativas reforça nossa convicção de que o caminho da gestão participativa e estratégica é o mais sólido para o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades", destaca Martins (Certaja - 21.05.2025)