Ir para o conteúdo

Notícias

Encontro inédito reúne lideranças do cooperativismo de eletrificação na Celetro, em Cachoeira do Sul

23 de Maio de 2025



A sede administrativa da Celetro, em Cachoeira do Sul, foi palco de um momento histórico nesta quarta-feira (21). Pela primeira vez em 55 anos, a cooperativa sediou um encontro com participação maciça dos dirigentes das 15 cooperativas de eletrificação filiadas à Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS). A assembleia geral do sistema foi marcada por debates estratégicos sobre os rumos do setor, com ênfase em temas como sustentabilidade, integração entre as cooperativas e os desafios do novo cenário regulatório do setor elétrico.

O presidente da Celetro, Bertino Rech, anfitrião do encontro, destacou a importância do momento. “Em 55 anos, até então, nunca havíamos recebido uma presença tão expressiva das cooperativas de energia aqui na Celetro. Isso nos deixa extremamente honrados. A Celetro é e seguirá sendo parceira das cooperativas coirmãs, da Fecoergs e do Sindicooper. Caminhar na mesma direção de todo o setor cooperativo de eletrificação é o nosso maior objetivo”, frisou.

Durante o encontro, ficou evidente a crescente necessidade de que as cooperativas incorporem de forma mais ampla práticas sustentáveis em seus processos de geração e distribuição de energia, alinhando-se às diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG) que têm pautado o setor energético em todo o mundo. As lideranças também reforçaram que a intercooperação, um dos pilares do cooperativismo, deve ser cada vez mais valorizada como caminho para superar os desafios comuns, otimizar recursos e fortalecer o setor.

O presidente da Fecoergs, Erineo José Henemann, reforçou essa visão de unidade e responsabilidade compartilhada. “Estamos aqui para alinhar estratégias e integrar as cooperativas diante dos desafios que surgem. Hoje, atendemos mais de 1 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul. Isso nos coloca sob uma responsabilidade enorme. A Aneel reconhece o sistema cooperativo como um dos segmentos mais eficientes do setor elétrico brasileiro, mas sabemos que grandes mudanças estão vindo com a reforma tributária e o novo modelo de mercado de energia. Precisamos estar preparados para garantir que essas mudanças não prejudiquem os cooperados nem as cooperativas”, destacou Henemann

A assembleia também foi espaço para tratar de temas como o avanço do programa Energia Forte no Campo, o fortalecimento da geração própria de energia (com 55 usinas em operação entre as cooperativas), os desafios do armazenamento de energia, a abertura gradual do mercado livre e a adaptação das cooperativas ao novo ambiente regulatório do setor.

Representando o Sindicooper (Sindicato das Cooperativas de Eletrificação), Renato Martins destacou o papel das entidades federativas no apoio técnico e político às cooperativas. “É com muita satisfação que viemos a Cachoeira do Sul junto com a nossa coirmã Celetro, que realiza um trabalho essencial, principalmente no meio rural. A Fecoergs, ao lado do Sindicooper, atua na representação política das nossas 15 cooperativas e também no desenvolvimento de estratégias conjuntas. Nosso trabalho envolve tanto a esfera política quanto a técnica, sempre buscando defender os interesses do sistema cooperativo de eletrificação.”

Além das discussões técnicas, o evento foi marcado por um forte espírito de congraçamento e união entre os dirigentes, fortalecendo os laços entre as cooperativas e reafirmando o compromisso do setor com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do meio rural gaúcho.

Celetro representada no Conselho Fiscal da Fecoergs

Durante o encontro em Cachoeira do Sul, aconteceu também a eleição do Conselho Fiscal da Fecoergs. O presidente da Celetro, Bertino Rech, está entre os titulares, juntamente com Vicente Czycza, vice-presidente da Cooperluz, e Paulo Rocha, vice-presidente da Coopernorte.

O vice-presidente da Celetro, Laércio Radtke, está entre os suplentes do Conselho Fiscal, junto de Ederson Pereira Madruga, da Certaja Energia, e Mateus Stefanello, diretor de Geração e Comercialização da Coprel. (Celetro - 22.05.2025)