07 de Outubro de 2024
Os dois primeiros eventos de culminância contaram com apresentações artísticas preparadas pelos estudantes.
Música, teatro, show de mágica e muita história marcaram os dois primeiros eventos de culminância do Projeto Sementes do Cooperativismo 2024. A iniciativa, que leva os conceitos e princípios do cooperativismo a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, envolveu escolas municipais de Paverama, Vale Verde e Passo do Sobrado.
Os alunos participaram de palestras e aprenderam sobre os conceitos, os princípios do cooperativismo e sobre a história da Certaja Energia. Foram, ainda, desafiados a transformar o aprendizado em arte – e deram um verdadeiro show aos colegas e convidados.
Em Paverama, o encerramento foi realizado no dia 24 de setembro, no Centro Cultural Evangélico, e reuniu cerca de 250 alunos de três escolas municipais. Por meio de suas apresentações, os estudantes das EMEFs Prudêncio Franklin dos Reis e Reinaldo Markus mostraram ao público como o cooperativismo é capaz de transformar realidades.
Entre as histórias retratadas, destaque para os 55 anos da Certaja Energia e a solidariedade cooperativista, especialmente relevante frente às recentes tragédias climáticas e ambientais que atingiram o Rio Grande do Sul.
Já em Vale Verde, a culminância ocorreu no dia 1º de outubro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) - Nero Pereira de Freitas.
Os participantes do projeto abordaram a origem do cooperativismo, a trajetória da Certaja Energia e da Cooperativa Escolar Verde Vale. A programação contou com a presença de Carlos Augusto, neto de Nero Pereira de Freitas, que dá nome à escola e que foi presidente da Certaja Energia, de março de 1973 a março de 1974.
Um show de mágica, comandado por Mateus Di Macedo, também fez a alegria do público. “Os eventos celebram não só o aprendizado, mas o poder transformador da união e da cooperação, fortalecendo o espírito de solidariedade e preparando nossas futuras lideranças”, destaca Fabiana Martins, um dos nomes à frente do projeto.
Em Vale Verde, o vice-presidente, Ederson Madruga, ressaltou a importância do projeto para a perenidade da Certaja Energia. “Nós contamos com vocês, que serão nossos futuros cooperados; que, hoje, são filhos e netos de nossos cooperados. Certamente, com vocês, a Cooperativa terá uma brilhante continuidade, porque vocês são cooperativistas desde que nasceram”, disse aos estudantes.
O último evento de culminância será realizado no dia 16 de outubro, na EMEF Francisco Antônio de Borba Filho, em Passo do Sobrado. (Certaja – 03/10/2024)