Ir para o conteúdo

Notícias

Cooperativas de infraestrutura reunidas na Expointer

04 de Setembro de 2024

Reunião Fecoergs na Expointer, com mais de 30 participantes Reunião Fecoergs na Expointer, com mais de 30 participantes
Participantes da reunião Participantes da reunião
Várias cooperativas presentes Várias cooperativas presentes

Fecoergs realizou reunião com as cooperativas, no dia 28/08, na Expointer – 2024, na sede da Ocergs, com objetivo de avaliar e atualizar os serviços prestados aos associados e os encaminhamentos necessários para facilitar o dia a dia das filiadas.

Na abertura da reunião, que contou a presença de mais de 30 representantes das cooperativas de infraestrutura, o presidente da Federação, Erineo José Hennemann, agradeceu o empenho das cooperativas para se fazerem presentes e bem como agradeceu a acolhida de toda a equipe de assessores da Ocergs, que não mediram esforços para o bom andamento da nossa reunião.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, deu as boas-vindas aos participantes da reunião e disse que apesar das dificuldades o cooperativismo gaúcho está em franco desenvolvimento.

Nesta oportunidade foram tratados vários temas de importância e que afetam o trabalho das filiadas, dentre eles: a possibilidade dos recursos do “Energia Forte no Campo”, serem usados para reconstrução de redes e bem como de subestações e a retomado do programa de “Internet no Campo”, nos moldes do programa energia.

Presente o representante da secretaria de meio ambiente e infraestrutura (SEMA), diretor Rodrigo Huguenin, disse que os temas apresentados pelas cooperativas estão em estudos na SEMA e que durante o mês de setembro/24, deverão ter andamento, junto com a Fecoergs.

Na reunião o engenheiro Luis Osorio (Fecoergs) fez relato sobre o andamento dos cursos, treinamentos e dos MBAs. Manifestou; “é de suma importância que as cooperativas acompanhem o desempenho dos técnicos e assessores que participem destes treinamentos, a fim de que os recursos utilizados tragam efetivamente o retorno esperado pelas cooperativas. ” Os cursos previstos para os “operadores de redes”, em 2024, com recursos do SescoopRS, são 24, com 98 turmas e com a previsão de qualificar mais 1.377 técnicos.

Além destes treinamentos a Fecoergs está coordenando a participação de representantes das cooperativas em 2(dois) MBA, sobre Gestão Empresarial do Setor Elétrico e 1(um) em capacitação em ESG. A Federação, também, coordena a presença de representantes das cooperativas em congressos e eventos sobre distribuição de energia elétrica (Enase - Conarh – Congregarh – Enconsel), com apoio financeiro do Sescoop.

Na reunião o superintendente José Zordan, comentou as tratativas com a empresa Useall, provedora de processos para as cooperativas, a fim de agilizar e finalizar os processos comerciais, que estão pendentes. Outro tema, apenas comentado pelo superintendente Zordan, foi realização de estudos sobre microrredes, para fazer frente as panes, interrupção no fornecimento de energia, que podem ocorrer nas redes das cooperativas. “A distribuição de energia precisa minimizar a falta de luz, utilizando ferramentas modernas que tornam as redes inteligentes. ”

Outro tema tratado na reunião foi a construção de uma usina solar, pela filiada Creral, de Erechim/RS, que o vice-presdiente da cooperativa Umberto Tozza, disse: “ foi uma solução encontrada para atender 100 associados, que tiveram dificuldades na implantação de painéis solares nas suas casas e deste modo a cooperativa solucionou o problema e cumpriu a sua missão. ”

No final da reunião o presidente Hennemann disse; “foi importantíssima a presença e a participação das cooperativas, que trouxeram sugestões, compartilharam ideias e que agora iremos tratar dos seus devidos encaminhamentos, para soluções. ”  (Fecoergs – 29/08/2024)