Ir para o conteúdo

Notícias

Ceriluz implantará quarta subestação no seu sistema, com recursos via Badesul

30 de Agosto de 2024

Da direita - segundo e terceiro - presidente  Guilherme da distribuição e Iloir da Geração Da direita - segundo e terceiro - presidente Guilherme da distribuição e Iloir da Geração
Presidente Guilherme da Ceriluz distribuição assina contrato com o BADESUL Presidente Guilherme da Ceriluz distribuição assina contrato com o BADESUL

Projeto contará com recursos do Badesul, cujo termo de financiamento foi assinado no dia 28 de agosto, na Expointer 2024, pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli.

Devido ao crescimento da demanda de energia exigida pelos associados da Ceriluz, as equipes técnicas da cooperativa perceberam a necessidade de construir mais uma subestação em sua área de ação. Atualmente a Ceriluz possui três subestações em operação, duas no município de Ijuí e outra em Santo Augusto. A Subestação Ceriluz 04 ficará localizada no município de Coronel Barros, anexa ao terreno onde hoje está em construção da Casa de Máquinas da PCH Linha Onze Oeste. Com potência Instalada de 25 Megavolt-ampere (MVA) irá atender essencialmente aos municípios de Coronel Barros, Ijuí, Catuípe e Augusto Pestana. Caracterizada como uma subestação rebaixadora, fará a adequação da classe de tensão de 69 mil volts (kV) para 23,1 kV, garantindo estabilidade no fornecimento de energia aos associados.

A construção da nova subestação está prevista para começar em fevereiro de 2025, devendo se estender por aproximadamente 14 meses. Para viabilizar esse empreendimento a Cooperativa contará com apoio do Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O termo de intenção de crédito foi assinado na quarta-feira (28/8), às 15h, na Expointer 2024, em Esteio, pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli. Ele estava acompanhado do presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli. “O Badesul é nosso parceiro nesta empreitada de promover o desenvolvimento social e econômico, entre outros benefícios que a energia traz para a sociedade”, afirmou o presidente Guilherme. “É uma alegria para o Badesul financiar o desenvolvimento, auxiliando na geração de emprego e renda e contribuindo com a recuperação do Rio Grande do Sul”, reforçou o vice-presidente da agência de fomento, Flavio Lammel. 

O termo de financiamento prevê o repasse de R$ 19,8 milhões para a construção da subestação. Os recursos, obtidos por meio do BNDES Automático, serão empregados na obra civil, aquisição de equipamentos, montagens e instalações. No momento, está sendo obtida a licença ambiental necessária para a execução dos serviços.

Apesar da subestação estar anexa à PCH Linha Onze Oeste, os dois empreendimentos não possuirão vínculo direto. A usina possui sua própria subestação elevadora, e irá se conectar ao sistema por meio da Subestação Ceriluz 03, na Linha 01 Leste, em Ijuí. (Ceriluz - 28/08/2024)