25 de Junho de 2024
Estrutura, que entrou em operação em janeiro, conta com carregador ultrarrápido, que figura entre os mais potentes do Rio Grande do Sul
No início deste ano, a CERTAJA Energia deu início à operação do seu primeiro Eletroposto, destinado ao abastecimento de veículos elétricos. Localizado ao lado da Casa da Granja, à margem da BR-386, em Tabaí, a unidade registrou, em abril, crescimento de 98% de recargas em comparação ao mês de janeiro. O número respalda a decisão inovadora da Cooperativa.
Segundo Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, a decisão de investir neste segmento e disponibilizar este novo serviço está alinhada aos processos que acontecem em todo o mundo. Para ele, a transição energética é um caminho sem volta, apontado, por sinal, pelas próprias montadoras.
“Os números mostram que é um mercado em ascensão, já que colabora diretamente com a necessidade de encontrarmos soluções sustentáveis. Além disso, os eletropostos viabilizam a utilização destes veículos para distâncias maiores, com um custo muito mais barato que os combustíveis fósseis", observa.
Experiências que entusiasmam
O médico cirurgião Ernidio Luiz Bassani, de Ilópolis, é um entusiasta das novas tecnologias, inclusive do carro elétrico. Há dois anos, ele investiu em modelos para a esposa e para si próprio, após uma viagem à Noruega. Lá, ficou empolgado ao ver que, apesar de ser um histórico produtor de petróleo, o país avançava rapidamente em relação à eletromobilidade.
“O Rio Grande do Sul precisa de mais locais como este. Cada vez mais tem se mostrado um lugar essencial. Entre o Alto Taquari e Porto Alegre, o Eletroposto é o único ponto de abastecimento. Além disso, é uma importante visão de futuro da CERTAJA Energia. Está alinhada com o que de mais inovador é feito no mundo”, avalia.
Além disso, ele destaca a qualidade do serviço. Em sua residência, ele instalou um carregador de 10 kW, enquanto o da Cooperativa é de 160 kW, um dos mais rápidos do RS.
Plataforma acessível
De acordo com Madruga, o carregador é um diferencial da unidade e pode carregar um veículo em, aproximadamente, 30 minutos, sem aumentar o preço para o usuário. “Ainda que dependa da quantidade de carga que o consumidor pretende carregar, a carga completa de uma bateria, que, em média, é de 40 kWh, custará em torno de R$ 100”, destaca.
Para atender a unidade em Tabaí, a Cooperativa fez parceria com uma empresa que opera eletropostos, a Wecharge. “A recarga é muito simples, com o aplicativo da Wecharge. Basta selecionar o eletroposto e recarregar. O aplicativo é similar aos aplicativos de telefonia celular”, explica Madruga.
Mercado aquecido
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos leves eletrificados bateram todas as previsões e terminaram 2023 com 93.927 emplacamentos – um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245). No Rio Grande do Sul, foram emplacados 4.725 veículos elétricos, representando 5% do mercado nacional e um aumento de 96,1% na comparação com o ano anterior, que registrou 2.410 emplacamentos.
Saiba como abastecer no Eletroposto CERTAJA Energia
Para usar o carregador pela primeira vez:
1) Baixe o App WeCharge e cadastre-se (Play Store e Apple Store)
2) Quando chegar ao Eletroposto, escaneie o QR Code ou digite o código do carregador.
3) No App, selecione o plug e desbloqueie o carregador.
4) Plugue o carregador no carro e acompanhe a recarga pelo App.
5) Finalize a recarga pelo App e destrave o carro para retirar o plug.
6) Pague diretamente pelo App.
No Instagram da Cooperativa você confere um vídeo com o passo a passo da recarga. Acesse: https://www.instagram.com/p/C8mGaDsOHuk/ (certaja - 24/06/2024)