Ir para o conteúdo

Notícias

Cooperativas gaúchas participam de audiência com ministro extraordinário Paulo Pimenta

10 de Junho de 2024


O presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, integrou a comitiva de cooperativas gaúchas — Certaja Energia, Certel Cooperativa e Cerfox — que fazem parte da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). Na semana passada (4/06), eles participaram de uma audiência com o presidente da Fecoergs, Erineo Hennemann, o superintendente José Zordan e o ministro extraordinário Paulo Pimenta, em Porto Alegre.

O grupo cooperativista entregou um documento solicitando recursos para redes de distribuição de energia e usinas no Rio Grande do Sul. Grande parte das cooperativas teve suas redes de energia destruídas pelas inundações no estado. De acordo com Erineo Hennemann, o ministro fez contato com o secretário responsável pela regulamentação da Medida Provisória já liberada e solicitou a inclusão das cooperativas gaúchas como beneficiárias dos recursos.

Novos encaminhamentos foram decididos durante a reunião do Comitê Monetário Nacional. Erineo Hennemann considerou a audiência com o ministro Pimenta muito boa e produtiva.

Medida Provisória 1226/24 tem como foco imediato o Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou uma linha de crédito de R$ 15 bilhões, operada pelo BNDES, para apoiar empresários de todos os portes no Rio Grande do Sul em estado de calamidade.

Os recursos virão do Fundo Social do pré-sal e outras fontes, com foco em mitigação e adaptação às mudanças climáticas e combate às consequências de calamidades. As linhas de financiamento cobrirão a aquisição de máquinas, projetos de investimento e capital de giro emergencial, com taxas de juros baixas e prazos de até 5 anos (Coopernorte - 10/06/2024)