Ir para o conteúdo

Notícias

Sistema Infracoop se reúne em assembleia para fortalecer o setor e enfrentar desafios conjuntos

25 de Maio de 2024

Participantes da assembleia federações e cooperativas Participantes da assembleia federações e cooperativas

Em um encontro virtual que reuniu as principais lideranças do cooperativismo nacional, com a presença das Federações – Fecoergs, presidente Erineo José Hennemann – Fecoerusc, presidente Edson Flores da Cunha – Fecoeresp, presidente Danilo Pasin – Fecoerj, presidente Helon Alves Marins e Fecoerms, presidente Jorge Luis Soares Barbosa  - José Zordan – Superintendente da Infracoop, a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) reelegeu Jânio Vital Stefanello à presidência da entidade para o triênio 2024/2027.

Presidentes e dirigentes de cooperativas presentes: Jairton Nunes Vieira – Coopernorte/RS, Querino Volkmer – Cooperluz/RS, Renato Pereira Martins – Certaja/RS, Erineo José Hennemann – Certel/RS, Jânio Vital Stefanello – Coprel/RS, Iloir de Pauli – CeriluzG /RS, Guilherme Schmidt de Pauli – CeriluzD /RS, Helon Alves Marins – Cerci/RJ, Nélio Antônio Leite – Cetril/SP, Mayco Luiz Niehues – Cerbranorte/SC, Edson Flores da Cunha – Cerej/SC, Jorge Luis Soares Barbosa – Cergrande/MS, dirigentes e assessores destas cooperativas e das federações.

A decisão, tomada no dia 24 de maio, demonstra a confiança no trabalho que vem sendo realizado, em prol do desenvolvimento sustentável das cooperativas e do bem-estar das comunidades atendidas.

A Assembleia também serviu como plataforma para debater temas de grande relevância para o setor, como a conectividade rural, a reforma tributária e os projetos em tramitação no Congresso Nacional.

Foi prestada homenagem póstuma ao ex-presidente da Cergrand/MS – Itair Rodrigues da Silva, obstinado defensor do cooperativismo e da luta para o maior reconhecimento das cooperativas autorizadas, pelo Governo Federal.

As discussões giraram em torno da necessidade de garantir o acesso universal à internet no campo, da busca por um sistema tributário mais justo e da defesa dos interesses das cooperativas nas leis e políticas públicas.

Com a missão de representar politicamente as cooperativas de infraestrutura nas esferas econômica, social e ambiental, a Infracoop reúne 68 filiadas em seis estados do Sul e Sudeste do país, levando energia elétrica para 800mil associados, através de 110mil quilômetros de redes de energia.

As cooperativas filiadas desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento local, contribuindo para a qualidade de vida de mais de 3 milhões de brasileiros, especialmente no meio rural, através da geração e distribuição de energia elétrica, telecomunicações e outros serviços essenciais.

Foi destacado, também, as reuniões que estão realizadas com o Ministério de Energia, com a ANEEL e Parlamentares para atendimento das pautas do cooperativismo do infraestrutura e principalmente para atendimento das demandas das cooperativas atingidas pelos temporais.

Reconhecimento e colaboração

Erineo Hennemann, presidente da Fecoergs: "Agradeço imensamente o apoio das cooperativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que foram fundamentais na reconstrução da Certel após os estragos causados pelas inundações. Também reconheço a compreensão e o suporte de todo o sistema cooperativo neste momento desafiador."

Jânio Vital Stefanello, presidente reeleito da Infracoop: "O cooperativismo se caracteriza pela intercooperação, pelo apoio mútuo em momentos de dificuldade e pela construção conjunta de soluções para os desafios que enfrentamos. Seguiremos trabalhando em parceria com a OCB, OCERGS, Frente Parlamentar do Cooperativismo, Congresso Nacional e Governo Federal para defender pautas importantes como a reforma tributária, a regulamentação da geração distribuída e a rediscussão da legislação para as cooperativas autorizadas. Agradeço a todos os integrantes do sistema Infracoop por sua dedicação e compromisso com o fortalecimento do cooperativismo de infraestrutura, que se destaca pela qualidade dos serviços prestados e pela excelência na gestão, como comprovam os resultados do Prêmio de Qualidade da Aneel (IASC)."

Destaque especial foi dado a intercooperação nos temporais

Os desafios enfrentados pelas cooperativas do Rio Grande do Sul, principalmente a Certel de Teutônia/RS, a Certaja de Taquari/RS e a Celetro de Cachoeira do Sul/RS,  com apoio da Infracoop e das  federações Fecoergs,  Fecoerusc e Fecoeresp, diante das inundações ocorridas no final do mês de abril e início de maio de 2024, que destruíram redes de energia, subestações e usinas de geração, estão sendo possível de serem resolvidos/encaminhados, pois contaram com o apoio das cooperativas coirmãs: Certhil/RS, Ceriluz/RS, Coprel/RS, Certaja/RS, Ceriluz,/RS, Coopernorte/RS, Ceprag/SC, Cerbranorte/SC, Cersul/SC, Coopercocal/SC, Ceraça/SC e Coperaliança/SC. Outras tantas cooperativas, de todas as Federações, que não puderam se fazer presentes, manifestaram disponibilidade em ajudar contribuir no que estivesse ao seu alcance, dentre elas: a Cetril/SP, a Cervam/SP e a Cepro/SP.

Composição da Diretoria e Conselhos – Eleitos

Diretoria e Vogais para o triênio 2024/2127 - A.G.O - 24/05/2024

Presidente - Jânio Vital Stefanello (FECOERGS - COPREL - RS)

Vice-Presidente - Edson Flores Cunha (FECOERUSC - CEREJ - SC)

Secretário - Danilo Roque Pasin (FECOERESP - CERMESO - SP)

1º Vogal - Jorge Luis Soares Barbosa (FECOERMS - CERGRAND - MS)

2º Vogal - Erineo José Hennemann (FECOERGS - CERTEL - RS)

3º Vogal - Helon Alves Marins (FECOERJ - CERCI - RJ)

Suplentes

Patrique Alencar Homem (CEPRAG - SC)

Renato Pereira Martins (CERTAJA - RS)

Nélio Antônio Leite (CETRIL - SP)

Irineu Lupatini (FECOERPA – CERPA - PR)

Jairton Nunes Vieira (COOPERNORTE - RS)

Henrique Ribaldo Filho (CERVAM - SP)

Conselho Fiscal Exercício de 2024 - A.G.O - 24/05/2024

Efetivos

Guilherme Schmidt de Pauli (CERILUZ – RS)

Hugo Ferraz da Silveira (CERIPA - SP)

Gelson José Bento (CERGAL - SC)

Suplentes

Daniel Sechi (CERTEL – RS)

Laurindo Pereira Pinto (CERIS - SP)

Mayco Luiz Niehues (CERBRANORTE – SC)

SuperintendenteJosé Zordan