Ir para o conteúdo

Notícias

A verdadeira essência da cooperação: em meio à maior crise climática é importante cooperar

24 de Maio de 2024

Ação de intercooperação e solidariedade Ação de intercooperação e solidariedade
Cooperativismo faz o bem Cooperativismo faz o bem
A essência do cooperativismo é de somar e compartilhar A essência do cooperativismo é de somar e compartilhar
Cooperativismo outra visão de compartilhar Cooperativismo outra visão de compartilhar

O cooperativismo, em sua essência, é muito mais do que um modelo de negócio. É também uma filosofia que nos ensina que, quando trabalhamos juntos por um objetivo em comum, colaborando entre si, podemos ir mais longe. A ação de cooperar nos ensina a estender a mão e trabalhar como agentes de transformação no meio em que vivemos, buscando construir um mundo mais justo e próspero. Cooperativismo é o reconhecimento da nossa humanidade e equidade.
Em meio à maior crise climática já vivida pelo Rio Grande do Sul, nunca foi tão importante cooperar.

Rio Grande do Sul é severamente atingido pelas enchentes

Na primeira semana do mês de maio de 2024, a previsão de um alto volume de chuvas se confirmava em algumas regiões do Estado. Com municípios que receberam cerca de 700 mm de chuva em 15 dias, muitos rios saíram dos leitos e causaram enchentes devastadoras que se espalharam pelo Rio Grande do Sul, além de deslizamentos de terra e queda de pontes. De acordo com dados do governo gaúcho, já são 464 cidades atingidas e mais de 581 mil pessoas desalojadas – que perderam suas casas e ficaram apenas com a roupa do corpo. Além de toda a perda material, as enchentes afetaram o fornecimento de recursos básicos como a energia elétrica, abastecimento de água potável e serviços de internet e telefonia.

Frente à essa difícil realidade, os gaúchos se mobilizaram em uma corrente de solidariedade para resgatar as famílias ilhadas, organizar abrigos e arrecadar doações para quem perdeu tudo que conquistou. Esse movimento, que ganhou grande proporção no Brasil e no mundo, tem construído uma enorme campanha solidária para ajudar a salvar, manter e recuperar o povo gaúcho.

A Coprel

Os temporais e alto volume de chuvas causaram estragos e inundações também em alguns municípios que a Coprel atende. Desde que os fenômenos iniciaram, a cooperativa contou com o trabalho incansável das equipes da linha de frente: no teleatendimento do Discoprel e contingentes, atendendo e registrando todas as ocorrências dos cooperantes; a unidade de geração de energia, fazendo o monitoramento e controle constante das usinas hidrelétricas e volumes de água em cada região; a comunicação, emitindo boletins e comunicados para atualizar os cooperantes sobre o restabelecimento dos serviços e medidas tomadas; os eletricistas e empresas terceiras, que tiveram todas as equipes acionadas e trabalharam 24h para restabelecer o fornecimento de energia elétrica; os colaboradores de estoque com a separação e despacho de todos os materiais. Em situações assim, essas e as demais equipes da cooperativa são acionadas para restabelecer a energia no menor tempo possível.

Na atuação à campo, a dificuldade de acesso para chegar nas localidades foi o maior desafio encontrado. Com o alto volume de chuvas e aumento do volume dos rios, muitas pontes foram destruídas e estradas tiveram a passagem interrompida pelas inundações, o que fazia com que o atendimento levasse mais tempo para ser realizado. Em algumas localidades, os postes foram levados pela força da água. Para poder antecipar a organização das equipes, a cooperativa conta com a assessoria climática da Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais.

A força da união entre cooperativas, empresas e comunidade

As cooperativas do sistema Fecoergs – Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, contam sempre umas com as outras para reforçar o serviço de infraestrutura dos municípios atendidos. Neste difícil momento que o Estado vive, não foi diferente. Eletricistas da Coprel se juntaram às equipes das coirmãs em municípios que foram severamente afetados pelos temporais e enchentes, reforçando o valor da intercooperação.

Buscando contribuir e promover ações eficientes e concretas para ajudar a população mais atingida, um grupo de cooperativas e empresas se uniram, com a ajuda de toda a comunidade regional, para arrecadar e destinar doações de mantimentos.

Em Ibirubá e região, foram disponibilizados pontos de coleta em várias organizações: Coprel, Posto Amisa, Pavi Transportes, Indutar, RodoPlant, MB Farmácias, Ativo soluções contábeis, Dra. Juliana Mariotti, Vence Tudo, Máxima, Théo Transportes, TK Empório de Ferragens, Unimed, De Coração, Supermercado Casa do Chimarrão, Rodonaves, Liduks, Zinco Forte e outras empresas e instuições que estão se unindo. As doações foram levadas para a sede social da Coprel, a Ascoprel, que se tornou um centro de organização e distribuição dos mantimentos. Ao longo do mês de maio, foram recebidos caminhões com donativos de outros estados, como de Jataí – Goiás, que foram organizados em kits e distribuídos para vários municípios atingidos.

E mostrando a importância da cooperação para a transformação da nossa realidade, as cooperativas estão fortemente mobilizadas para conseguir recursos para a população atingida. A grande proporção dessa corrente de solidariedade foi o que motivou que o Dia C – Dia de cooperar - ação promovida pelas cooperativas para celebrar o Dia do Cooperativismo, no mês de julho de cada ano, exercendo a cooperação e a união – fosse adiantado e realizado no mês de maio. As cooperativas Cotrisoja, Cotribá, Cotrisal, Unimed, Sicredi, Cresol, Santa Clara, Coopercarga, Sicoob, Cooeducar e Cotrijal são pontos de coleta de doações e estão trabalhando juntas na reconstrução do Rio Grande do Sul.

Como você pode ajudar:

Faça uma doação: Procure instituições, empresas e cooperativas do seu município que recebam e destinem as doações. Busque saber quais itens são mais necessários para cada região. Lembre-se: doe o que você gostaria de receber. Cuide das roupas e itens que você está doando, pois quem vai receber, usará imediatamente.

Ajude ações das cooperativas: O Sistema Ocergs e Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras criaram a campanha nacional “SOS Coopera RS – Juntos vamos reconstruir o Rio Grande” para organizar as doações das cooperativas de forma sistêmica. A campanha foi lançada para todas as Unidades Estaduais pedindo apoio de divulgação, faz parte do Dia C 2024 e tem como principal objetivo mostrar a força do cooperativismo brasileiro para ajudar a reconstruir a vida da comunidade gaúcha. No site do Sistema Ocergs, você encontra mais detalhes sobre essa campanha e também as chaves PIX direcionadas para as seguintes doações: alimentos e bebidas, com a FECOAGRO; Medicamentos e material médico hospitalar, organizado pela UNIMED RS; e Materiais de reconstrução e outras necessidades emergenciais, organizada pelas cooperativas de crédito. 

Divulgue as campanhas: As redes sociais são ferramentas poderosas de alcance e mobilização. Ajude a divulgar as ações, campanhas de arrecadação que envolvam PIX seguros e pontos de coleta.

Seja voluntário: Diversas organizações estão precisando de voluntários para auxiliar na organização das doações, na distribuição de alimentos e na reconstrução das casas. Você pode se voluntariar em sua comunidade ou entrar em contato com as entidades que estão coordenando os esforços de ajuda.

Continue doando. Doe o que você puder, e como puder.

“A cooperação é a ferramenta mais poderosa para superar desafios e alcançar os objetivos coletivos” Margaret Mead (Coprel – 23/05/2024)