Ir para o conteúdo

Notícias

Na assembleia da Fecoergs foi reeleito o presidente Erineo e apresentado o desempenho do sistema em 2023

17 de Abril de 2024

Abertura da assembleia feita pelo presidente Erineo Abertura da assembleia feita pelo presidente Erineo
Jânio Stefanello da confederação Infracoop e da Coprel, fez saudação aos participantes Jânio Stefanello da confederação Infracoop e da Coprel, fez saudação aos participantes
Momento memorável da assembleia a presença dos presidente Jânio e Iloir, dando um exemplo de perseverança Momento memorável da assembleia a presença dos presidente Jânio e Iloir, dando um exemplo de perseverança
Mesa diretora da  assembleia Federação Mesa diretora da assembleia Federação
Diretoria e conselhos eleitos na assembleia Diretoria e conselhos eleitos na assembleia
Representantes da SEMA e cooperativas participantes dos projetos com o Governo do Estado Representantes da SEMA e cooperativas participantes dos projetos com o Governo do Estado
Relação completa dos eleitos na assembleia, conselhos de administração e fiscal Relação completa dos eleitos na assembleia, conselhos de administração e fiscal

O presidente Erineo José Hennemann, da federação das cooperativas de infraestrutura e desenvolvimento rural do Rio Grande Sul (Fecoergs) e da Certel de Teutônia, na abertura dos trabalhos da assembleia, acompanhado pelo Vice-presidente Renato Martins e pelo Secretário Querino Volkmer, fez agradecimentos a presença das 12 (doze) cooperativas e seus mais de 40 (quarenta) representantes presentes. Agradeceu especialmente a Cerfox, na pessoa do seu presidente Diógenes Laste, pela bela acolhida aos participantes da assembleia.

Destacou o empenho das cooperativas nos temporais recentemente ocorridos, pois elas fizeram grandes esforços para minimizar a falta de energia: “nas concessionárias os consumidores ficaram até 20 dias sem energia, nas cooperativas foram no máximo dois dias”.

Agradeceu especialmente aos presidentes das cooperativas que facilitaram a participação de seus assessores nas reuniões técnicas, de padronização, da área contábil e de regulação. “O resultado deste desprendimento resultou em benefício de todas as cooperativas. ”

Já o presidente da Infracoop e da Coprel de Ibirubá, Jânio Vital Stefanello, no uso da palavra, disse: “além do trabalho diário realizado pelas cooperativas, principalmente no enfrentamento das intempéries, muito elogiado pelos associados e até pelo diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, na entrega do prêmio anual qualidade, lembro que devemos estar atentos as alterações das normas do setor elétrico e também da revisão tributária, para mantermos as nossas conquistas. ”

O presidente da cooperativa Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, impossibilitado de participar de algumas reuniões das cooperativas, falou: “Que bom reencontrar os amigos e ver que a base sólida do cooperativismo que praticamos, continua fortemente enraizada e firme. ”

Na sequência o presidente Erineo, junto com o superintendente da federação José Zordan, apresentou os números do sistema Fecoergs no ano de 2023.

No ano de 2023 foram ligados 4.354 novos estabelecimentos rurais, totalizando 318.738 propriedades supridas com energia. As cooperativas tinham 2.118 funcionários próprios e 617 terceirizados, totalizando 2.725 colaboradores, para o desenvolvimento de suas atividades de prestação de serviços, com qualidade.

Dentre outros temas tratados na assembleia e que constam do relatório do Fecoergs/2023, foram:

-Novo MBA - Gestão Empresarial da Energia – curso de atualização dos dirigentes.

-Nova missão aos Estados Unidos para atualizar e conhecer os processos sobre geração distribuída, internet e as ações para diante da desativação de usinas térmicas das cooperativas.

-Projetos de cursos e treinamentos, com recursos do SescoopRS.

-Necessidade de atualização do Plano de Contingenciamento do Sistema.

-Atualização e encaminhamentos dos processos de padronização.

-Presente a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), o Diretor de Energia, Rodrigo Huguenin, apresentou o andamento do projeto Energia Forte no Campo e a criação de novo projeto para subestações rurais. O representante da SEMA falou, também, da possibilidade dos recursos, para o programa de subestações rurais, passarem de 20% para 30% a participação de recursos do Governo do Estado.

Eleição dos Conselhos

Além da apresentação do desempenho das cooperativas, aliás muito bem desenvolvidas, foi realizado processo de eleições da Fecoergs, para o conselho de administração e diretoria, período 2024/2026 e para o conselho fiscal, para o ano 2024. Assim, após os debates e as apresentações foram eleitos:

Presidente, Erineo José Hennemann da cooperativa Certel de Teutônia.

Vice – Presidente, Renato Pereira Martins da cooperativa Certaja de Taquari.

Secretário, Querino Volkmer da cooperativa Cooperluz de Santa Rosa. (Relação completa dos eleitos, ver foto)

O sistema Fecoergs conta com 25 cooperativas de geração e distribuição de energia elétrica, que leva energia para 318.738 associados, através de 66 mil Km de redes, e tem atuação na área de 370 municípios gaúchos.  (Fecoergs – 17/04/2024)