Ir para o conteúdo

Notícias

Certel expõe projeto eólico aos poderes Executivo e Legislativo de Westfália

12 de Janeiro de 2022

Dirigentes da Certel e representantes de Westfália - Resultados dos estudos devem determinar a construção de um parque eólico Dirigentes da Certel e representantes de Westfália - Resultados dos estudos devem determinar a construção de um parque eólico

A Certel esteve reunida recentemente com os Poderes Executivo e Legislativo de Westfália, com o objetivo de detalhar sobre o Projeto Eólico Harmonia, iniciado em outubro e que visa medir as condições do vento para gerar energia elétrica.

O estudo está sendo realizado através de uma torre com 120 metros de altura, numa região que engloba os municípios de Westfália, Teutônia e Imigrante. Caso as condições sejam favoráveis, a Certel pretende implantar um parque eólico com geração de 40 megawatts, o que atenderia aproximadamente 40% da potência demandada pelos seus associados atualmente.

O diretor de geração, comercialização e mercado de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, esteve acompanhado por gestores e colaboradores da cooperativa, e observa a importância desse contato com as lideranças de Westfália. Conforme ele, a Certel tem na sua missão e está se consolidando cada vez mais como a cooperativa de energia dos seus associados, direcionando foco total em energias sustentáveis. “Além de investir em pequenas centrais hidrelétricas, a Certel vem abrindo leque para as demais fontes limpas e renováveis, e se alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (Onu), segundo os quais, devemos buscar energia limpa e acessível para todos. Já estamos trabalhando a fonte solar, com dois projetos executados e mais uma opção que será apresentada em breve aos associados, e agora iniciamos os testes para gerar energia através do vento”, relata.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, classifica o projeto como de suma importância, comparando-o com uma semente que está sendo plantada e que trará bons frutos para toda região.

“Será um grande marco para Westfália, pois haverá um importante retorno de impostos e também poderemos incrementar o turismo no município. Tudo que tivermos de fazer para viabilizar esse projeto será feito, até porque energia limpa é algo vital para todos. A facilidade de comunicação, o jeito simples de explicar todos os pontos e a competência da Certel também nos deixam muito motivados para a concretização dessa iniciativa”, assinala.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Gaspar Herbert, a região que está sendo estudada apresenta grande potencial para a implantação de aerogeradores, pois conta com bastante vento e uma temperatura 5º C menor do que na planície do município. “Estamos muito felizes com essa possibilidade, pois, além de gerar energia para a nossa cooperativa, também colocará o nome de Westfália no cenário do turismo estadual, assim como está acontecendo com Encantado, que está recebendo o Cristo Protetor. O trabalho da Certel é diferenciado, e só podemos nos sentir felizes e orgulhosos pelo projeto. Torcemos muito para que dê tudo certo”, afirma. (CERTEL – 11.01.2022)