Ir para o conteúdo

Notícias

Certel convida entidades para aderirem ao projeto Harmonia Sustentável

06 de Outubro de 2021

Hennemann: “Nada mais justo que retribuirmos o desenvolvimento conquistado por meio da preservação” Hennemann: “Nada mais justo que retribuirmos o desenvolvimento conquistado por meio da preservação”
Representantes das cinco entidades sinalizaram apoio ao projeto Representantes das cinco entidades sinalizaram apoio ao projeto

A Certel apresentou nesta manhã a sua mais nova ação socioambiental, o Projeto Harmonia Sustentável, para entidades de Teutônia. O objetivo é estimular a sustentabilidade da Microbacia do Arroio Harmonia, de acordo com os 17 ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas. No auditório da cooperativa, em Teutônia, estiveram o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck e a vice-prefeita, Aline Röhrig; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Liane Brackmann; o gerente regional da Emater, Marcelo Brandoli e o chefe do Escritório local, Micael Serpa; o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert; e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Airton Roque Kist.

Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel e vice-presidente do Comitê Taquari Antas, Julio Cesar Salecker, relacionar o projeto com os 17 ODS’s possibilita avaliar diferentes aspectos de grande importância para a natureza e toda a sociedade. “A intenção é promover um estudo e consequentes ações que garantam a melhoria dos recursos naturais e da qualidade de vida, até estimulando para que mais iniciativas similares possam surgir em outros locais”, pontuou.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, salientou a importância do projeto, que já conta com a parceria da Univates e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, e que visa preservar as condições naturais dos 17 quilômetros quadrados da microbacia. “O Arroio Harmonia tem uma importância muito grande para a cooperativa, pois foi através dele que surgiu a Certel, em 1956. Agora, nada mais justo que retribuirmos esse desenvolvimento conquistado por meio da conscientização e preservação, a fim de que o arroio, o habitat, a fauna e as localidades no entorno se mantenham em plenas condições, beneficiando as atuais e futuras gerações com a sustentabilidade da bacia”, explanou.

 

Conheça os 17 ODS’s

1 – Erradicação da pobreza;

2 – Fome zero e agricultura sustentável;

3 – Saúde e bem-estar;

4 – Educação de qualidade;

5 – Igualdade de gênero;

6 – Água potável e saneamento;

7 – Energia limpa e acessível;

8 – Trabalho descente e crescimento econômico;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

10 – Redução das desigualdades;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre;

16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

17 – Parcerias e meios de implementação (Certel - 07.10.2021)