Ir para o conteúdo

Notícias

Rede trifásica possibilita que cooperantes invistam em suas propriedades

04 de Agosto de 2021

Família Vancini feliz com a chegada da rede trifásica Família Vancini feliz com a chegada da rede trifásica
Rede trifásica aumenta a produção e gera mais renda ao produtor Rede trifásica aumenta a produção e gera mais renda ao produtor

Família Vancini  foi umas das beneficiadas do Programa Energia Forte no Campo.
Ampliar as redes trifásicas para oferecer energia de mais qualidade aos cooperantes é uma das prioridades da Coprel. E por meio do programa Energia Forte no Campo, uma intercooperação entre Coprel, produtores, prefeituras e Governo Estadual, foi possível viabilizar o aumento de carga para 16 famílias de produtores rurais da localidade de Nossa Senhora do Rosário, no interior de David Canabarro/RS.
A família do cooperante Adelino Vancini foi umas das beneficiadas com o programa, e com o auxílio da Coprel pôde aumentar a produção na propriedade. A geração de renda é composta por produção de leite, fumo e morangos, este último sendo o principal investimento da família.
Há seis anos, começamos a produzir morangos, pois vimos que era uma produção que dava bastante renda numa pequena área de terra. Logo, sentimos a necessidade de aumentar a energia porque com a irrigação para os morangos estava muito fraca. Então, com as demais famílias da comunidade, conseguimos investir na trifásica com o auxílio da Coprel. E com essa energia, a nossa produção, a nossa vida no dia a dia, melhorou 100%”, destaca Cristiane, filha de Adelino e Lorete Vancini.
Cristiane Vancini escolheu o interior para viver, e junto do esposo Lucas da Silva e do filho Luan, de 8 anos, estão dando continuidade ao trabalho da família. A rede trifásica permitiu que realizassem o sonho de aumentar as estufas, que de quatro passarão a ser seis. “O aumento de carga veio em uma hora essencial porque agora nós aumentamos a produção com mais duas estufas, e hoje nós podemos ligar a bomba dos morangos e a ordenhadeira ao mesmo tempo, o que antes não conseguíamos”, relata Lucas.
A Coprel investe na área de distribuição e busca auxiliar os 72 municípios de sua área de atuação para que cada vez mais os cooperantes possam permanecer no meio rural, produzindo e tendo novas oportunidades no campo. “Sem energia, não fazemos nada, a nossa vida e o trabalho são movidas pela energia, então é fundamental! ”, conclui Cristiane Vancini. (Coprel – 02.07.2021)