Ir para o conteúdo

Notícias

Na assembleia anual o presidente Renato apresentou as ações e o desempenho do Sindicooper em 2020

24 de Maio de 2021

Presidente Renato, acima, a esquerda, coordenando as assembleias Presidente Renato, acima, a esquerda, coordenando as assembleias

No dia 21 de maio de 2021, foram realizadas as assembleias ordinária e extraordinária do Sindicooper e na abertura o presidente Renato Pereira Martins, acompanhado do Vice-presidente – Erineo José Hennemann, do Secretário – Iloir de Pauli e do Tesoureiro - Jairton Nunes Vierira, fez apresentação das atividades no exercício de 2020.

Salientou que o Sindicooper foi primeiro sindicato brasileiro de cooperativas, constituído logo após autorização definida na Constituição Brasileira, de 1988.

Na sequência, o presidente fez referência e cumprimentou a confederação – Infracoop, pelos 30 anos de existência, completados no dia 14 de maio de 2021. Elogiou o trabalho e a luta, da Confederação, em prol das cooperativas de infraestrutura e que o Sindicooper não poderia deixar de transmitir o abraço de felicitações. Disse: “Nosso abraço especial ao presidente da Infracoop – Jânio Vital Stefanello. ”

O presidente Jânio agradeceu os cumprimentos e reforçou a estratégia e a importância das cooperativas de infraestrutura terem o seu próprio sindicato, para sua defesa e negociações: “Ninguém melhor do que as próprias cooperativas, para fazerem suas defesas, pois conhecem seus limite e anseios. “

Nesta linha de cumprimentos, lembrou que em setembro deste ano, a Fecoergs, irá completar 50 anos de existência e falou: “São entidades que devemos apoiar, incentivar e acompanhar, pois estão defendendo as cooperativas de infraestrutura e seus interesses, quer no Estado ou em âmbito Nacional, parabéns, adiantado, presidente da Fecoergs, Erineo Hennemann. ”

Henneman em nome das cooperativas filiadas, também agradeceu os cumprimentos e disse: “Precisamos comemorar efusivamente estes 50 anos, pois não podemos esquecer as nossas raízes e como chegamos até aqui com sucesso. “

Temos sido aliados da federação e da confederação, acompanhando as ações junto a entidade reguladora do setor - Aneel e bem como no Estado e nacionalmente, nas questões que dizem respeito ao ICMS e ao PIS/COFINS, que podem onerar, ainda mais, o trabalho das cooperativas.

Comentou que dentro do possível, o Sindicooper, sempre procurou orientar as cooperativas e bem como foram encaminhadas informações e esclarecimentos que tratavam das reformas ocorridas na legislação trabalhista no ano.

Relatou itens das últimas normas trabalhistas, editadas pelo Governo Federal, em especial, as Medidas Provisórias 1.045/21 e 1046/21, que tratam de: diversas medidas temporárias, como o teletrabalho, a antecipação das férias, a concessão das férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados, o banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e adiar o recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS), entre outras. Elas visando garantir a preservação do emprego e da renda dos brasileiros, e atenuar os impactos socioeconômicos gerados pela pandemia do Covid-19 no País. Estas normas fazem parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda – BEm.

Lembrou que como sempre, sobre as demandas trabalhistas das cooperativas, são realizadas ações em defesa e também nos questionamentos jurídicos contra o nosso Sindicato e que afetam, também, o sindicato dos empregados, comentou: “A nossa assessoria jurídica os tem enfrentados de forma satisfatória. “

Ainda é delicado o momento de saúde, político, econômico e institucional do Brasil e para as nossas cooperativas, são muitas incertezas e dificuldades, diante da pandemia Covid 19, porém devemos continuar trabalhando com equilíbrio e cautela, pois só assim encontraremos as soluções e manteremos nossos planos com viabilidade de serem efetivados. 

No final fez questão de deixar registrado o reconhecimento e o agradecimento aos dirigentes das cooperativas filiadas, ao trabalho das entidades de representação; Fecoergs, Infracoop, Ocergs, OCB e CNCOOP e para todos os assessores e colaboradores das cooperativas. (Sindicooper – 21.05.2021)