Ir para o conteúdo

Notícias

Hennemann apresentou realizações da Fecoergs, em 2020

21 de Maio de 2021

A esquerda, acima o presidente Erineo, coordenando a assembleia A esquerda, acima o presidente Erineo, coordenando a assembleia
Presidentes e dirigentes das cooperativas atentos aos debates e apresentações Presidentes e dirigentes das cooperativas atentos aos debates e apresentações
Tempo em 21 05 2021 - Fonte: Sema/RS – Sala de Situação Tempo em 21 05 2021 - Fonte: Sema/RS – Sala de Situação

Na assembleia geral da federação das cooperativas de energia (Fecoergs), realizada hoje (21/05), foi feita análise do desempenho da federação e das 24 cooperativas de distribuição e geração de energia, no exercício de 2020.

A assembleia foi conduzida pelo presidente Erineo, na companhia do vice-presidente Renato Pereira Martins e o secretário Querino Volkmer.

Fecoergs 50 anos uma história de energia e cooperação

Na abertura do evento, o presidente da federação, Erineo José Hennemann, enalteceu o cinquentenário de fundação da Fecoergs, dizendo: “A Fecoergs assume um papel cada vez mais importante por integrar as 24 cooperativas (15 de distribuição de energia e nove de desenvolvimento e geração) do Estado. É um fato muito especial, mas também de aumento dos desafios, pois assumimos a missão e o compromisso de fortalecer as cooperativas compartilhando conhecimentos e com soluções inovadoras, mantendo a integração e representação político-institucional. As cooperativas representam atualmente em torno de 300 mil famílias associadas presentes em 370 municípios, dos quais 72 sedes municipais. São 70 mil transformadores e 65 mil quilômetros de redes que levam a energia do cooperativismo para mais de um milhão de gaúchos. São 35 centrais hidrelétricas - entre próprias e consorciadas - e três usinas solares, com potencial de geração para atender grande demanda das cooperativas. Além da qualidade dos serviços prestados, a organização das cooperativas de energia reflete em reconhecimento da sociedade. Das melhores empresas de distribuição de energia do País, conforme pesquisa da Aneel, nove são cooperativas. É um prestígio muito grande que deve ser compartilhado com todas as pessoas que movem o cooperativismo de energia. Quero agradecer pelo apoio recebido de todas as lideranças e felicitar o Sistema Fecoergs pelos 50 anos de fundação de sua federação. Nosso reconhecimento também a todos que contribuíram para esta trajetória de sucesso. ”

Estiveram presentes 18 (dezoito) cooperativistas, dentre dirigentes e presidentes, representando as cooperativas de distribuição e geração de energia elétrica.   

 Homenagem aos 30 anos da Infracoop

A Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura - Infracoop, sinônimo de luta, de garra e de determinação, em defesa do cooperativismo de infraestrutura, que completou 30 anos de atividade, no 14 de maio de 1991, recebeu homenagem especial, dirigida ao presidente Jânio Vital Stefanello, pelo seu incansável trabalho.

As negociações com o Governo Federal, muito bem conduzidas pela nossa confederação nacional (Infracoop), através do presidente - Jânio Vital Stefanello, foram e são fundamentais para a continuidade do bom trabalho desenvolvido pelas cooperativas, ” comentou o presidente Erineo.  

Presente o presidente da Confederação e da filiada Coprel de Ibirubá/RS, agradeceu as manifestações elogiosas dos colegas e da federação, dizendo: “ Nada poderia ter sido feito sem o apoio das federações estaduais e de suas cooperativas associadas, muito obrigado a todos e seguimos juntos e fortes. ”

Foi destacada toda a trajetória da Federação, ao longo dos seus 50 anos, desde a sua fundação, com 10. 365 associados nas cooperativas, até chegar hoje aos mais de 303 mil associados. 

Recebeu ênfase, também, a ligação de 5.318 novos estabelecimentos rurais, os investimentos em geração e na distribuição e as tratativas sobre o processo de regulação das cooperativas, junto à agência nacional de energia e no congresso nacional.

O bom relacionamento e o intercâmbio técnico, operacional e administrativo das cooperativas, nos vários processos desenvolvidos conjuntamente, dentro da intercooperação, itens importantes e definidos no planejamento estratégico da Fecoergs, período 2020 – 2023, também, mereceu especial referência.

O processo de padronização das operações das cooperativas visa à conquista de maiores ganhos de produtividade, rentabilidade e principalmente de segurança nos sistemas de distribuição de energia, com a redução de acidentes de trabalho, proporcionando a redução de custos e assim, as cooperativas podem desenvolver suas atividades com maior segurança.

“Este trabalho que teve sequência, em 2020 e vem sendo realizado há 17(dezessete) anos, gerou melhorias tecnológicas e mais segurança no trabalho, pelo conjunto de normas dos processos de gestão, nos níveis gerenciais e operacionais”, disse o superintendente da federação José Zordan.

Dentro do projeto de treinamento e padronização do sistema de distribuição de energia foi apresentado que, em 2020, apesar da pandemia COVID 19, foram liberados, pelo Sescoop/RS, recursos na ordem de 345 mil reais, o que tornou viável o treinamento e o aperfeiçoamento de mais 800 técnicos. “Desde 2004 as cooperativas já treinaram e qualificaram 11.906 técnicos, isto faz com que a prestação dos serviços aos associados, seja diferencia e cada vez melhor”, disse o presidente Erineo.

O sistema Fecoergs hoje é composto por 13(treze) cooperativas enquadradas como permissionárias sendo algumas com geração de energia e implantação de internet, são elas: Certel de Teutônia, Creral de Erechim, Creluz de Pinhal, Cooperluz de Santa Rosa, Cermissões de Caibaté, Ceriluz de Ijui, Coprel de Ibirubá, Certaja de Taquari, Cerfox de Fontoura Xavier, Certhil de Três de Maio, Coopersul de Bagé, Coopernorte de Viamão e Celetro de Cachoeira do Sul,  e conta duas cooperativas autorizadas;  Cosel de Encruzilhada do Sul e Cervale de Santa Maria.

 “Apesar da apreensão inicial, a regulamentação ocorreu e consideramos interessante e favorável a nova metodologia de tarifas que garante a subvenção para a baixa densidade de carga das cooperativas e isto está em lei e a agência nacional regulamentou, ” falou o vice-presidente, Renato Martins.

O balanço energético do sistema Fecoergs aponta alguns dados relevantes, na geração; são 24 Pch’s com potência instalada de 52,84 MW; sendo 08 usinas consorciadas, com potência instalada de 84,75 MW, totalizando 137,59 MW instalados. Potencial que atenderia 30% da demanda do sistema Fecoergs; contabiliza ainda a instalações de usinas de energia solar pelas cooperativas Creluz de Pinhal/RS e Certel de Teutônia/RS, em obras pelas cooperativas Creral de Erechim/RS e Coopernorte de Viamão/RS; mantém alianças entre cooperativas e empresas para viabilizar a construção de novas usinas, pequenas centrais hidrelétricas, termoelétricas e geração eólica. As unidades em desenvolvimento são das cooperativas de geração: Ceriluz, Certhil, Creluz, Cooperluz, Creral, Certel, Coprel e Coopernorte, cujo resultado das parcerias e consórcios já resultaram na instalação de quase 85 MW.

Foi estratégico e é de fundamental importância a implantação do Plano de Contingenciamento de Redes do Sistema Fecoergs, no ano de 2018, para fazer frente, de forma cooperativada, as intempéries que assolam os sistemas de distribuição de energia das cooperativas.

Destacado o plano de contingenciamento do Sistema Fecoergs, composto pelas 24 (vinte e quatro) cooperativas de distribuição e geração de energia elétrica, e visa estabelecer os procedimentos operacionais, logísticos e de comunicação para gestão interna e a intercooperação, quando na necessidade do gerenciamento de atividades em dias atípicos e de contingência, nos seus sistemas de redes. Ou seja, além da segurança dos associados e dos operadores das redes, o Sistema Fecoergs está reduzindo custos e de forma mais rápida recompondo a distribuição de energia elétrica.

Associado ao Plano de Contingenciamento do Sistema Fecoergs, a federação realizou tratativas com a Secretaria do Meio Ambiente do RGS e incluiu as cooperativas na “Sala de Situação”, anexa ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH), que faz previsões sobre o clima e intempéries. As cooperativas recebem relatórios diários, um nas primeiras horas da manhã e outro no final da tarde, mensagens, pelo celular, de alterações significativas no período, que posam impactar as redes das cooperativas. (Anexo - Modelo de relatório diário que as cooperativas recebem - em 21/05/2021 – Fonte: Sema/RS – Sala de Situação)

A comunicação e a conectividade no campo

A digitalização no campo é um desafio no Brasil, especialmente pela questão da conectividade, pois o acesso à internet é limitado em algumas regiões do país.

Problemas de conexão conhecidos em nas áreas urbanas são infinitamente maiores nas fazendas e áreas rurais e este é, portanto, um dos maiores obstáculos na implantação de inteligência artificial.

As cooperativas de energia e de infraestrutura, sabendo das dificuldades e demandas de seus associados em comunicação para um mundo digital, buscam a implantação de internet no campo. Por isso, cooperativas já pioneiras (1941) em levar energia ao campo, hoje estão à frente ao disponibilizar internet para associados.

A internet possibilita a adoção de sistemas operacionais, instalação de maquinários inovadores, sensores e equipamentos que otimizam o trabalho das cooperativas e melhoram a vida do trabalhador. Duas cooperativas se destacaram como pioneiras do avanço da internet no campo: a Coprel, de Ibirubá. e a Creral de Erechim/RS.

Além da Coprel e Creral, outras cooperativas do sistema Fecoergs vêm implantando ou planejando implementar internet para os associados: Ceriluz de Ijuí/RS, Coopernorte de Viamão/RS, Cerfox de Fontoura Xavier/RS e Certaja de Taquari/RS.

O sistema Fecoergs

“Estamos dando continuidade ao trabalho muito bem conduzido pelos ex-presidentes da Federação, o que por si só já é um grande desafio, porém com a contribuição e colaboração dos presidentes e das nossas cooperativas, vamos ter sucesso, ” disse o presidente Erineo Hennemann, no agradecimento final aos participantes desta assembleia. 

A Fecoergs representa 24 cooperativas de geração de energia e desenvolvimento rural, com 32 usinas, atuam na área de 369 municípios, através de 65 mil quilômetros de redes, com 70.435 transformadores instalados, beneficiando com energia 304 mil famílias, o que representa a população de mais de um milhão e trezentos mil gaúchos. (Fecoergs - 21/05/2021)