Ir para o conteúdo

Notícias

Creral vai construir nova usina termelétrica

20 de Maio de 2021

UTE São Sepé – 8MW, primeira termelétrica da Creral inaugurada em 2018 UTE São Sepé – 8MW, primeira termelétrica da Creral inaugurada em 2018

Licença de instalação do empreendimento foi liberada pela Fepam.
De posse da licença a Creral poderá dar prosseguimento ao projeto UTE Litoral Norte que será instalado no município de Capivari do Sul e que utilizará a casca de arroz como combustível para gerar energia. 
Para o presidente da Creral, Alderi do Prado, a Licença de Instalação (LI) era o documento que faltava para encaminhar as demais ações. “Já estamos trabalhando há dois anos neste projeto, a licença nos possibilita dar mais um passo, agora vamos trabalhar no projeto executivo e na contratação dos equipamentos de geração e infraestrutura”, explica Alderi. 
A usina terá potência instalada de 5 MW e vai consumir 40 mil toneladas de casca de arroz por ano. A casca será fornecida por empresas arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul. O terreno de 33 mil metros quadrados para a instalação do empreendimento já foi comprado e o ponto para conexão com sistema interligado nacional aguarda definição da CEEE.
A UTE Litoral Norte será o segundo empreendimento deste tipo a ser construído pela cooperativa.
Desde 2018 opera a UTE São Sepé de 8 MW de potência, localizada no município de São Sepé. 
Além da Creral a nova usina conta também com a participação das empresas BR Energia, Minozzo Participações, Energia 203 e Enerbio. (Creral – 17.05.2021)