Ir para o conteúdo

Notícias

Subestação Ceriluz 03 entra em operação e reforça sistema de distribuição

06 de Maio de 2021

Subestação Ceriluz 03 Subestação Ceriluz 03

Entrou em operação na quarta-feira, 05 de maio, a Subestação Ceriluz 03, novo empreendimento da Cooperativa no município de Ijuí. Localizada na Linha 01 Leste, próxima a rodovia RS-155. Ela vai somar-se a outros empreendimentos elétricos da Cooperativa, que conta na região também com as PCHs Ijuí Centenária (7,9MW), anexa à subestação, a RS-155 (5,9 MW), no Santana, e a José Barasuol (14,3 MW), na Linha 03 Leste, além da Subestação Ceriluz 01 (22,5 MVA), em Chorão. “Com a finalização da subestação concluímos um projeto importante da Ceriluz de fortalecer ainda mais o nosso sistema de distribuição, especialmente da Cooperativa, mas também o sistema de toda a região, agregando-se a outros empreendimentos existentes no local”, avalia o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli. Além das estruturas já citadas, no lado oposto da rodovia se encontram também as Subestações Ijuí 02, da Eletrosul, e a Subestação do Departamento Municipal de Energia de Ijuí – DEMEI 01.
A Subestação é composta por dois transformadores de 12,5 MVA, totalizado uma potência final de 25 MVA. Além da estrutura específica da subestação, outros investimentos foram necessários considerando a conexão da mesma com o sistema elétrico. Para atender aos associados, o que inclui um significativo número de indústrias, a Ceriluz construiu um novo alimentador, de 4,4 quilômetros de extensão, que parte do local da subestação e se estende paralela a RS-155, acessando as ruas Benjamim Barriquelo e Hermann Wasserman até chegar a BR 285, onde se conecta ao atual sistema de distribuição da Cooperativa. É um alimentador quadruplo, com redes compactas de 185mm, onde uma irá abastecer a região Norte de Ijuí, duas atenderão as empresas e indústrias de grande porte localizadas na área industrial do município e a quarta vai se conectar a Subestação Ijuí 01, da CEEE, e abastecer a região leste, o que representará uma terceira opção de injeção de energia no sistema interno da Cooperativa.
A SE Ceriluz 03 obteve sua Licença Prévia e de Instalação Unificada emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, no dia 13 de agosto de 2019 e a construção teve início efetivo no mês de março de 2020. O projeto apresentou inúmeros desafios, como comenta o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Bráulio Schussler. “Enfrentamos muitas dificuldades que não são habituais neste tipo de processo, principalmente em função da pandemia, problemas com pessoal, atraso de fornecedores por falta de matéria prima, os lockdowns, mas apesar de tudo, mesmo com os prazos finais apertados, conseguimos cumprir o cronograma”, afirma.
Com esse novo empreendimento a Ceriluz conta atualmente com três subestações, duas em Ijuí (Linha 01 e Chorão) e outra em Santo Augusto (São Jacó), esta de 15 MVA. Assim a Ceriluz oferece atualmente uma estrutura consolidada para atender a demanda de seus associados. São Projetos necessários considerando o aumento de consumo que acabam pressionando o sistema. Um exemplo disso é a energia consumida no último ano de 2020, onde, em comparação com o ano anterior, ocorreu um aumento de 9,45% (Ceriluz - 06.05.2021)