Ir para o conteúdo

Notícias

Lançamento do “Coprel Start” ocorreu nesta terça-feira para colaboradores da Coprel

15 de Abril de 2021



O evento foi o pontapé inicial do Programa de Inovação na qual a Coprel participa junto a outras empresas do norte do estado

Para você, o que é inovação? Para a Coprel, inovação é fazer acontecer. É sobre tirar os objetivos do papel, do campo metafórico das ideias e ir além do básico. Uma inovação que acontece de verdade é baseada em metodologia e processo criativo. A tecnologia é o meio, mas as pessoas são as verdadeiras protagonistas. E a Coprel tem mais de 300 colaboradores para pensar a inovação. Todos eles participaram virtualmente do lançamento do Programa de Inovação, denominado Coprel Start, na manhã desta terça-feira, dia 13 de abril.

O evento iniciou com alguns colaboradores da Coprel explicando como vai funcionar o Programa e a importância dele para a cooperativa. Como convite para o evento, os colaboradores da Coprel Energia, Coprel Geração e Coprel Telecom fizeram uma experiência com um óculos virtual, com o roteiro de uma montanha russa e um vídeo explicativo. Além disso, cada um ganhou uma camiseta branca, pincel e várias tintas. O desafio era que cada um pintasse a sua camiseta, pois “o futuro é uma tela a ser pintada” e o espaço em branco deu lugar a pinturas e desenhos muito criativos.

O Programa de Inovação é resultado da participação em muitos eventos de inovação, de viagem ao Vale do Silício e da participação da Coprel no Programa Aliança Empresarial Norte RS, coordenado pela IMED de Passo Fundo, na qual participam outras empresas e cooperativa da região norte. “Não é a tecnologia que protagoniza a inovação, mas sim, as pessoas. Para conseguir entregar excelência é preciso pensar grande para enfrentar a inovação de frente, colaborando uns com os outros e curtindo cada etapa do processo. Aprender, desaprender e aprender novamente são habilidades imprescindíveis e é preciso novas ideias e novos começos, sempre”, disse a facilitadora de Desenvolvimento Organizacional da Coprel, Helimari Sá de Souza.

O desafio consiste em uma jornada de preparação da Coprel para a transformação cultural. O presidente, Jânio Vital Stefanello, explicou aos colaboradores como vai funcionar o “Coprel Start”. “Criamos uma célula formada por um conjunto de colaboradores para pensar o futuro da cooperativa, a fim de conectá-la a um ecossistema de inovação. A transformação só acontece quando decidimos mudar, e cada colaborador e colaboradora é importante no processo. Precisamos estar dispostos a entender profundamente os problemas, formular os desafios corretos, analisar detalhadamente o que os cooperantes e clientes esperam de nós e apostar em estratégias inovadoras”, disse o presidente (Coprel - 14.04.2021)