Ir para o conteúdo

Notícias

Obras da usina CGH MIRIM devem ser concluídas neste ano

12 de Abril de 2021


A Coprel é acionista majoritária da usina. O investimento é de R$ 12 milhões e tem previsão para ser concluído em dezembro

Mais uma usina para geração de energia limpa e renovável que está sendo construída na região conta com a participação da Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento. A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim, localizada no rio Jacuí Mirim, entre Carazinho e Santa Bárbara do Sul/RS, próximo a localidade de Pinheiro Marcado, terá potência instalada de 1,45 MW. A Coprel é acionista majoritária da empresa que administra o empreendimento, com 53,50% do capital social da empresa Conquista Geração de Energia Elétrica Ltda.
A implantação de uma CGH gera inúmeros benefícios, como o baixo impacto ambiental, que colabora para a geração de energia limpa e renovável, de forma sustentável.  A construção da usina faz com que novas áreas de preservação permanente sejam criadas no entorno do reservatório, favorecendo o ecossistema da região. O investimento que vai atender a demanda de energia elétrica para cerca de 3 mil famílias, além de gerar, aproximadamente, 200 empregos diretos e indiretos, favorece o desenvolvimento socioeconômico local. O empreendimento conta ainda, com fornecedores 100% brasileiros, o que faz com que os recursos investidos permaneçam na região.
“A usina recebeu a Licença de Instalação em 2020, e iniciamos as obras em janeiro deste ano. Atualmente, estamos com 28% do cronograma concluído. O investimento total é de 12 milhões de reais e estamos projetando a conclusão para o mês de dezembro de 2021”, cita o engenheiro e orientador de Projetos da Coprel, Mateus Stefanello (Coprel - 12.04.2021)