Ir para o conteúdo

Notícias

Certaja é premiada nacionalmente por projeto Sementes do Cooperativismo

27 de Novembro de 2020

Equipe de comunicação da Certaja, junto com presidente Renato Equipe de comunicação da Certaja, junto com presidente Renato

2º lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo no Prêmio Somoscoop reconheceu iniciativa certajana em atuação desde 2004.
Em cerimônia virtual na tarde de 24 de novembro, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgou os Vencedores do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano, entre um total de 595 inscrições de 22 estados nas categorias Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Cooperjovem, Fidelização, Inovação, Intercooperação e Influenciadores.
A Certaja Energia conquistou um honroso 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Projeto Sementes do Cooperativismo. “Este é o reconhecimento pelo empenho de nossa equipe em espalhar a semente da cooperação entre jovens. Estamos construindo um mundo diferente quando começamos a cultivar valores elevados desde cedo. Esse é o espírito cooperativista que nos norteia desde que a Cooperativa acendeu sua primeira lâmpada nas comunidades rurais que atende”, frisou o presidente da Certaja Energia, Renato Martins, em sua fala ao vivo no evento. A gestora do Núcleo de Comunicação da Cooperativa, Simone França, pontua o engajamento que brota a cada edição do Sementes, em diferentes escolas do Ensino Fundamental. “Nesses momentos percebemos o quanto os jovens são corações e mentes férteis para que germine uma outra mentalidade, que pense na coletividade e construção de um país melhor. Temos orgulho de nos envolver com causas desse tipo”.
Antes de serem conhecidos os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias do prêmio, o presidente da OCB, Márcio Freitas, fez questão de destacar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, especialmente nesse momento de pandemia, que acelerou as transformações que já vinham ocorrendo. “Este não tem sido um ano fácil, mas mostra o quanto as cooperativas são essenciais para os brasileiros e para a nossa economia. De norte a sul, elas não pararam. Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, as coops continuaram trabalhando para que o país não parasse. E é para isso que estamos aqui, hoje: para celebrar o compromisso das cooperativas com o crescimento do país”, enfatiza o líder cooperativista.
A transmissão completa do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano pode ser assistida na íntegra no canal do Youtube da OCB: https://www.youtube.com/watch?v=EoK-oabIs1c
Experiência Coletiva - Criado em 2004 e reformatado em 2010, o objetivo do Sementes do Cooperativismo é ampliar a educação cooperativista para além dos associados, visando preparar os futuros líderes e cooperados da Certaja a contribuírem com o desenvolvimento da cooperativa. O projeto atende o 5° princípio do cooperativismo (Educação, Treinamento e Informação), que trata da Educação Cooperativa, manifestando o compromisso com a comunidade e é desenvolvido em escolas da área de atuação da Cooperativa. A valorização do ser, ao invés do ter, é um dos alicerces do Sementes. Desafios são lançados nas instituições escolhidas a cada ano, com reuniões preparatórias organizadas pelo Núcleo de Comunicação da Certaja e constante apoio e monitoramento. As apresentações culturais ocorrem em um dia festivo, com direito a peças de teatro, paródias, shows e a culminância com a divulgação dos resultados. Um almoço em clima de fraternidade entre os jovens encerra a programação.
A organização do Projeto está sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Cooperativa e conta com a parceria e apoio do Sistema Ocergs/Sescoop-RS. (Certaja – 25.11.2020)