Ir para o conteúdo

Notícias

Certel e Sicredi são campeãs na categoria Intercooperação do Prêmio SomosCoop

25 de Novembro de 2020

Presidente da Certel, Erineo José Hennemann Presidente da Certel, Erineo José Hennemann
Gestores da Certel assistiram a premiação Gestores da Certel assistiram a premiação
Cooperativas participantes da categoria Intercooperação Cooperativas participantes da categoria Intercooperação
Momento do anúncio da premiação Momento do anúncio da premiação
Grande público participou do evento virtual Grande público participou do evento virtual
Presidentes das cooperativas premiadas Presidentes das cooperativas premiadas

A Certel e a Sicredi obtiveram o primeiro lugar do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano 2020, um reconhecimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao trabalho desenvolvido em benefício do desenvolvimento social e econômico. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira, 24, em transmissão online para todo o Brasil.
A Certel concorreu na categoria Intercooperação, com o Projeto “A Energia Que Nos Une”, que retrata a parceria firmada com as cooperativas Sicredi Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade), afim de financiar a sua próxima hidrelétrica, a Vale do Leite, que será instalada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.
Em sua saudação, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, sente-se feliz em poder reunir boa parte da família cooperativista brasileira. “Estamos reconhecendo um trabalho extraordinário que todas as cooperativas fazem no dia a dia por um mundo melhor. Meu agradecimento às 320 cooperativas inscritas, que representaram 22 estados no Prêmio”, assinalou.
Freitas também comentou sobre a influência cooperativista diante dos obstáculos enfrentados neste ano de pandemia. “Tivemos desafios imensos e fico muito feliz em dizer que as cooperativas fizeram um papel fantástico neste momento de dificuldade, pois souberam dar a volta por cima sendo inovadoras e criativas. Está na hora de enxergarmos que os horizontes são maiores que os problemas. Tenho muito orgulho de ser cooperativista e fazer parte desta frente que transforma, muda e ajusta as coisas. Todos os dias, o cooperativismo faz uma coisa diferente e promove mudanças na vida de milhões de brasileiros. São 15 milhões de cooperados no Brasil, o que envolve 60 milhões de brasileiros impactados por todo benefício gerado pelas cooperativas”, enalteceu.
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, relatou que a intercooperação praticada pela Certel, do Ramo Infraestrutura, com as quatro cooperativas Sicredi, do Ramo Crédito, possibilitará a geração de energia limpa e renovável, incrementando renda, empregabilidade e desenvolvimento regional. Classificou o projeto como a verdadeira força e valor do cooperativismo, pois permitirá que os associados recebam energia de qualidade reconhecida e com tarifa acessível.
“É motivo de grande alegria para todos da cooperativa, pois demonstra o reconhecimento do Sistema OCB à dedicação que o sistema cooperativo tem em contribuir com a pujança do País. E a Certel, de maneira inédita, estabeleceu esta intercooperação com quatro cooperativas do Sistema Sicredi para viabilizar um grande empreendimento que será fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Dedicamos o prêmio aos mais de 70 mil associados e a todos as equipes envolvidas”, avalia Hennemann.
Também foram finalistas nesta categoria as cooperativas Coopatos e Copacol, de Minas Gerais, com o “Projeto Recriar”, e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred, do Rio Grande do Sul, com o “Projeto Meu Tambo Meu Futuro” (Certel - 25/11/2020)