Ir para o conteúdo

Notícias

Ceriluz teve danos nas redes com o temporal

18 de Setembro de 2020

Trator auxilia equipes no acesso as redes para normalizar abastecimento de energia aos associados Trator auxilia equipes no acesso as redes para normalizar abastecimento de energia aos associados
Árvores exóticas, plantadas próximo às redes, estão entre as causadoras de danos às redes de distribuição Árvores exóticas, plantadas próximo às redes, estão entre as causadoras de danos às redes de distribuição
Rede versus árvores, perdem os dois Rede versus árvores, perdem os dois

“Árvores e redes de energia convivência fadada ao conflito, sem vencedores” 
As fortes chuvas registradas na região na manhã de quarta-feira, 16, acompanhadas de vento e granizo, provocaram danos significativos às redes de distribuição de energia da Ceriluz. As principais ocorrências estiveram centralizadas em uma faixa que incluiu a cidade de Coronel Barros, passando pela Linha 08 Oeste, chegando a Linha Base Sul, em Ijuí. Os principais danos foram causados pela queda de galhos de árvores sobre as redes, que ocasionaram o rompimento de cabos ou a derrubada de postes. Ao todo foram contabilizados 11 postes caídos, dos quais 04 em Coronel Barros e 07 em Ijuí.
Imediatamente após a ocorrência dos fatos equipes da Ceriluz e terceirizadas foram mobilizadas para a manutenção das redes. No total foram mais de 56 ocorrências. Considerando a gravidade dos danos a normalização do abastecimento de energia ocorreu na manhã de quinta-feira.
O período é de atenção constante para a previsão do tempo pelas equipes técnicas da Cooperativa. A Primavera costuma trazer com frequência fenômenos desse tipo, com fortes ventos que trazem danos significativos às redes. E quando esses fatos ocorrem os moradores próximos a redes também devem ter atenção redobrada.
No caso de postes e cabos caídos no solo é necessário manter distância e comunicar imediatamente a Ceriluz ou a empresa responsável pelo abastecimento em sua região. Mesmo que não pareça a rede pode estar energizada.
Outra dica importante aos associados, esta preventiva, é para respeitar a distância mínima de 7,5 metros no plantio de árvores próximo às redes elétricas. Quando estas crescem elas colocarão as redes em risco. Em várias situações, como as registradas nessa semana, são galhos de árvores exóticas, como eucaliptos e pinos, que caem sobre as redes. Além do risco nos temporais, a condição dificulta a retirada dessas árvores para uso econômico, pois ao cortá-las, elas poderão cair sobre a rede causando riscos de acidentes ou falta de energia na sua propriedade e de vizinhos. Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato com a rede elétrica. Se estiverem, comunique a Ceriluz.
É aconselhável também evitar construir cercas embaixo da rede elétrica, contudo, se for necessário, divida-a em partes para fazer o aterramento. Se um fio ou raio atingir a cerca, os danos serão menores.
Estas e outras dicas de segurança podem ser encontradas no Manual do Consumidor de Energia que pode ser acessado no site www.ceriluz.com.br. (Ceriluz – 17.09.2020)