Ir para o conteúdo

Notícias

Ceriluz estagiários adquirem experiência profissional interagindo

27 de Agosto de 2020

Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo na Ceriluz Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo na Ceriluz
Jovens recebendo orientações em sala de aula na cooperativa Jovens recebendo orientações em sala de aula na cooperativa

Chegou ao fim o período de estágio de mais um grupo de jovens do Programa Aprendiz Cooperativo. Elen Fernanda de Moraes, Kaion Luciano Moraski, Kauã Haack Antonio, Laura Calegari Mendonça, Mariele Rodrigues Wunder e Yago José Dallepiane Gói interagiram com os colaboradores da Ceriluz no período de 13 de maio de 2019 a 25 de agosto de 2020, na função de Auxiliares Administrativos, inseridos em diferentes setores de trabalho.

A jovem Laura Mendonça destaca o bom ambiente de trabalho na Ceriluz e o apoio dos funcionários que foram seus mentores, como fundamental para seu desenvolvimento profissional. “Nesse período consegui crescer muito. Sempre tive o apoio para conseguir desenvolver um trabalho melhor. Além de agregar muito quanto ao trabalho de equipe, eu consegui aprimorar a questão da organização das minhas atividades”, avalia.

Yago Gói, por sua vez, acredita que a partir dessa experiência ele estará mais preparado para enfrentar as próximas oportunidades no mercado de trabalho. “Achei uma ótima experiência e acredito que para meu próximo trabalho estarei mais preparado, porque já tive experiência no trabalho em escritório, almoxarifado, entre outras atividades que tive que realizar”, relata.

Já a jovem Mariele Wender salientou a experiência adquirida e a interação com pessoas e novas ferramentas de trabalho. “Essa experiência veio como um presente para mim, aprendi muita coisa e sou muito grata por terem me dado essa oportunidade. Eu não sabia mexer muito no computador e pude aprender bastante, até porque, as colegas me orientaram e foi uma experiência muito boa”, garante ela.

O Programa Aprendiz Cooperativo tem o objetivo de abrir oportunidades no mercado de trabalho para estudantes entre 14 e 24 anos, ao permitir que eles possam trabalhar em uma cooperativa, aprender uma profissão e também entrar em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.

Com duração de 17 a 18 meses e carga horária de aproximadamente mil horas, o programa Aprendiz Cooperativo acontece em dois módulos: um teórico, realizado em sala de aula, e outro prático, já nas dependências da Cooperativa.

No caso específico desse grupo de aprendizes, as atividades iniciaram no dia 04 de fevereiro e teve três meses de formação teórica ministrada pela cooperativa educacional Cooperconcórdia.

A partir de maio de 2019 as atividades passaram a ser intercaladas, sendo três turnos na semana de trabalho na cooperativa e 02 de aprendizagem teórica. O programa é apoiado pelo sistema Ocergs/Sescoop/RS. (Ceriluz – 26.08.2020)