Ir para o conteúdo

Notícias

Coprel inaugurou Subestação Marau 2

13 de Agosto de 2020

Governador do Estado prestigiou a inauguração Governador do Estado prestigiou a inauguração
Presidente Stefanello fala no evento Presidente Stefanello fala no evento
Conselheiros da cooperativa, autoridades políticas e do cooperativismo presentes Conselheiros da cooperativa, autoridades políticas e do cooperativismo presentes

O evento do investimento de R$14 milhões foi feito em via online.

A Subestação de Energia Marau 2, resultado de um investimento de 14 milhões de reais, foi inaugurada na quarta-feira (12/08) por meio de uma Live no Facebook da Coprel. A transmissão ao vivo contou com a participação do presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot, secretário Décio Floss, governador do Estado, Eduardo Leite; secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Artur Lemos Júnior; diretor geral da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega; presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas; presidente da Fecoergs, Erineo José Hennemann; presidente da Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius; senador Luis Carlos Heinze; deputados Estaduais, Vilmar Zanchin e Sérgio Turra; diretora da FEPAM, Marojorie Kauffmann; presidente do Badesul, Jeanette Lontra; prefeitos dos 11 municípios atendidos pela subestação, conselheiros da Coprel e diversas lideranças regionais.

 O maior investimento da Cooperativa para 2020 impulsiona o crescimento da agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, desenvolvimento de agroindústrias, e também o setor industrial, que já se destaca na região. A nova subestação proporciona infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade para 5.720 famílias de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria.

 O investimento total contemplou a construção de 4,5km de linha de transmissão em 138kV e instalação de 2 transformadores de 15MVA, que atuam de forma simultânea, em redundância. Em caso de falhas ou necessidade de manutenção em um dos equipamentos, o outro segue operando normalmente, sem que seja necessário desligamento de cargas.  Antes da Subestação, a Coprel possuía somente um alimentador em Marau. Agora são quatro novos alimentadores, com tensão de operação em 23kV que possibilitam manobras entre os alimentadores, para contingência e suprimento de novas cargas. Toda esta tecnologia torna o sistema elétrico mais robusto e confiável.

  “A nova subestação melhora os níveis de tensão e aumenta em quase 3 vezes a disponibilidade de energia para a região. Agora temos capacidade para suprir o crescimento da carga para os próximos 15 anos para atender as indústriais e todo o setor agroindustrial. Outro fato importante é que a subestação é telecomanda pelo Centro de Operação, em Ibirubá, contando com a qualidade da internet via fibra da Triway/Coprel Telecom”, celebra o presidente Jânio Vital Stefanello.

 De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite “o povo gaúcho necessita de uma energia de qualidade, principalmente para  o setor produtivo. A energia tem tudo a ver com o desenvolvimento. Parabéns pela dedicação da Coprel, que é nossa parceira para levar cada vez mais energia de  qualidade para o campo e o desenvolvimento do nosso estado”.

 “Esta obra proporciona mais bem-estar para a população, grandes avanços para os produtores rurais da região e a condição de atrair novos investimentos, gerando mais emprego, renda e prosperidade para a economia. A ANEEL, desde o início reconhece a importância das cooperativas para o setor elétrico que trazem um inestimável valor em estar próximo aos associados, com energia de qualidade e atendimento personalizado. Temos certeza da qualidade do serviço  que a Coprel está ofertando aos seus associados”, ressaltou o diretor geral da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega.

 “Destaco três pontos para caracterizar nosso trabalho: o equiliíbrio, eficiência no setor público ou privado, para que a sociedade tenha uma prestação de serviço adequada, e a cooperação. Por meio da cooperação, conseguimos enfrentar todos os problemas e superar os desafios”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Artur Lemos Júnior.

 O investimento na obra foi programado a partir de um amplo trabalho de planejamento estratégico da Coprel,  que envolve critérios técnicos, sociais e econômicos. Assim, a Coprel cresce de forma responsável, consolidando sua missão de apoiar o desenvolvimento regional.

 Quem não acompanhou o evento ao vivo, pode acessar o vídeo da transmissão no Facebook e Youtube da Coprel. (Coprel - 13.08.2020)