Ir para o conteúdo

Notícias

Cooperativismo: trabalho conjunto para o desenvolvimento das comunidades

03 de Julho de 2020

Presidente da Coprel - Jânio Vital Stefanello Presidente da Coprel - Jânio Vital Stefanello

 

Confira uma entrevista com o presidente Jânio Vital Stefanello

O momento em que estamos vivendo tem sido de muitos desafios e dificuldades, para todas as pessoas, empresas, governos e instituições. Neste cenário de muita desconfiança e incertezas, incluindo o setor econômico, as instituições cooperativas se destacam por atuar com transparência, seriedade, ajuda mútua e os bons resultados.

No Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado no primeiro sábado do mês de julho, o presidente da Coprel e Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura) Jânio Vital Stefanello, destaca como as cooperativas trabalham pelo desenvolvimento das comunidades.

Assessoria Coprel: Qual a importância do Cooperativismo no setor elétrico gaúcho e nacional?

Stefanello: “As cooperativas têm se destacado de forma expressiva nos indicadores de qualidade do atendimento e da energia distribuída, conforme os resultados da pesquisa Prêmio Aneel de Qualidade, dos últimos anos. Dentre as 10 melhores distribuidoras do Brasil, 9 são cooperativas. Isso demonstra que o cooperativismo, além de trazer resultados sociais e econômicos para as localidades atendidas, se preocupa com a qualidade no atendimento e serviço prestado, o que estimula o desenvolvimento de todo o setor elétrico”.

Como a Cooperativa está atuando neste cenário de pandemia?

A energia elétrica é uma atividade essencial, e a Coprel não pode parar. A Cooperativa adotou cuidados para continuar atendendo de forma segura os cooperantes. Foram intensificados os cuidados de higiene, uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento das posições de trabalho para os colaboradores. Os treinamentos e reuniões são realizados de forma 100% online. Os eventos e treinamentos presenciais que não possuem condições de serem realizados via internet serão retomados assim que a situação da pandemia se normalizar.
É um momento de mais cuidados e de enfrentar algumas dificuldades, mas temos a consciência que precisamos trabalhar para manter o nosso serviço com qualidade, principalmente neste momento que é ainda mais necessário para nossos cooperantes.

No cenário atual, como a Coprel planeja seu futuro?

Seguimos trabalhando em nossas atividades essenciais, priorizando todos os cuidados e proteção dos nossos colaboradores. Mas precisamos seguir em frente, pois a pandemia vai passar e queremos sair deste momento difícil melhores preparados para os próximos desafios.
Nós estamos crescendo e as atividades do agro também. E ficamos muito felizes quando observamos os números do cooperativismo gaúcho, pois estamos crescendo significativamente, apesar dos impactos da pandemia. As cooperativas do Rio Grande do Sul devem ter um crescimento de 7% neste ano, e isso mostra que municípios onde que tem cooperativa, o agronegócio se desenvolve e continua crescendo. A tendência é muito positiva para este ano, principalmente para as cooperativas do nosso estado. Nosso objetivo é seguir investindo em energia e internet de qualidade aos nossos cooperantes, sempre preparados para atender as principais demandas do meio rural. Entendemos que seguir os princípios cooperativistas é valorizar as ideias e os objetivos das pessoas. Ser uma cooperativa é muito mais que levar energia e internet de qualidade: é estar presente na vida das famílias, todos os dias, é estar próximo, conectado e compartilhando histórias.

 Para o ano de 2020, a ACI (Aliança Cooperativa Internacional) escolheu como tema do Dia Internacional do Cooperativismo o slogam: “Cooperativas para a Ação Climática”. As cooperativas de infraestrutura estão desenvolvendo importantes projetos de geração de energia elétrica que aliam sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 Hoje, em praticamente tudo que você precisar, pode contar com o trabalho de uma cooperativa. Em sete segmentos: Agropecuário; Crédito; Transporte; Trabalho e Produção de Bens e Serviços; Saúde; Consumo; e ainda Infraestrutura, as cooperativas organizam importantes setores da sociedade para oferecer produtos e serviços de forma mais vantajosa aos associados e comunidade em geral (Coprel - 03/07)