Ir para o conteúdo

Nossa História

Confederação Nacional das Cooperativas de Desenvolvimento Rural

Eletrificação rural Eletrificação rural

Com o objetivo principal de defender os interesses comuns das cooperativas e federações estaduais foi constituída, em 14 de maio de 1991, em assembleia geral, a Confederação das Cooperativas de Infraestrutura – INFRACOOP. O evento aconteceu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, com o nome de Confederação Nacional das Cooperativas de Desenvolvimento Rural, sem sigla.

Desde a sua criação, até hoje, a entidade busca mobilizar-se e levar pleitos comuns junto às áreas políticas, no Congresso Nacional, no Governo Federal, ministérios e nos agentes do setor elétrico nacional, principalmente perante o órgão regulador (na época era o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE), que a partir do ano de 1997 foi transformado na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Cooperativistas fundadores

Os cooperativistas que estiveram presentes e considerados fundadores da entidade, são: Maurino Manoel dos Santos (representando as cooperativas do Estado de Santa Catarina), Moysés Pistore (representando as cooperativas do Estado do Paraná), Clóvis Farias Barbosa (representando as cooperativas do Estado de São Paulo), Valdir Pimenta da Silva (representando as cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul) e Anacleto Luiz Antunes de Carvalho (representando as cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul). A montagem e os preparativos do evento de fundação da Confederação contaram com a colaboração do representante de São Paulo, João Bosco Ribeiro e do Paraná, Odílio Ortigoza Lobo.

A primeira diretoria

Eletrificação na zona rural Eletrificação na zona rural

Fundada a entidade foi eleita, então, a primeira diretoria composta por: Valdir Pimenta da Silva, como presidente, Moysés Pistore como vice-presidente e Maurino Manoel dos Santos, como secretário. Na época de fundação da Infracoop o sistema era composto por seis federações estaduais, com 72 cooperativas de eletrificação rural que beneficiavam com energia elétrica 270 mil propriedades rurais. Em 28 de janeiro de 1994, em assembleia da entidade, realizada nas dependências do Hotel Ritter, em Porto Alegre/RS, foi eleito para presidência Jânio Vital Stefanello, do Rio Grande do Sul, como vice-presidente João Bosco Ribeiro, de São Paulo e como secretário Domingos Moresco Júnior, do Estado de Santa Catarina. Nesta ocasião compareceu e prestigiou a assembleia da entidade a então secretária de Energia, Minas e Comunicação do Estado do Rio Grande, Dilma Vana Rousseff.

Estrutura atual

Atualmente a Infracoop tem na presidência Jânio Vital Stefanello, do Rio Grande do Sul, como vice-presidente Danilo Pasin, de São Paulo e como secretário Adolf Hendrik Van Arragon, do Estado do Paraná. As seis federações estaduais afiliadas da Infracoop são: a Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, a Fecoerusc - Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina, a Fecoerpa - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Paraná, a Fecoeresp - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo, a Fecoderj - Federação das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Rio de Janeiro e a Fecoerms - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Mato Grosso do Sul.

Notícias

Internet Rural da Creral Telecom chega à região de Nonoai

O projeto ‘Internet Rural’ desenvolvido pela Creral Telecom com o objetivo de levar internet de qualidade via fibra ótica às comunidades rurais chega à região...

30 de Novembro, 2020

Certaja é premiada nacionalmente por projeto Sementes do Cooperativismo

2º lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo no Prêmio Somoscoop reconheceu iniciativa certajana em atuação desde 2004. Em...

27 de Novembro, 2020

Certaja pelo terceiro ano consecutivo recebe 1º lugar nacional da Abraconee

A Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica – ABRACONEE realizou o XXXVI ENCONSEL – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia...

26 de Novembro, 2020