Com o objetivo principal de defender os interesses comuns das cooperativas e federações estaduais foi constituída, em 14 de maio de 1991, em assembleia geral, a Confederação das Cooperativas de Infraestrutura – INFRACOOP. O evento aconteceu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, com o nome de Confederação Nacional das Cooperativas de Desenvolvimento Rural, sem sigla.
Desde a sua criação, até hoje, a entidade busca mobilizar-se e levar pleitos comuns junto às áreas políticas, no Congresso Nacional, no Governo Federal, ministérios e nos agentes do setor elétrico nacional, principalmente perante o órgão regulador (na época era o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE), que a partir do ano de 1997 foi transformado na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Os cooperativistas que estiveram presentes e considerados fundadores da entidade, são: Maurino Manoel dos Santos (representando as cooperativas do Estado de Santa Catarina), Moysés Pistore (representando as cooperativas do Estado do Paraná), Clóvis Farias Barbosa (representando as cooperativas do Estado de São Paulo), Valdir Pimenta da Silva (representando as cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul) e Anacleto Luiz Antunes de Carvalho (representando as cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul). A montagem e os preparativos do evento de fundação da Confederação contaram com a colaboração do representante de São Paulo, João Bosco Ribeiro e do Paraná, Odílio Ortigoza Lobo.
Fundada a entidade foi eleita, então, a primeira diretoria composta por: Valdir Pimenta da Silva, como presidente, Moysés Pistore como vice-presidente e Maurino Manoel dos Santos, como secretário. Na época de fundação da Infracoop o sistema era composto por seis federações estaduais, com 72 cooperativas de eletrificação rural que beneficiavam com energia elétrica 270 mil propriedades rurais. Em 28 de janeiro de 1994, em assembleia da entidade, realizada nas dependências do Hotel Ritter, em Porto Alegre/RS, foi eleito para presidência Jânio Vital Stefanello, do Rio Grande do Sul, como vice-presidente João Bosco Ribeiro, de São Paulo e como secretário Domingos Moresco Júnior, do Estado de Santa Catarina. Nesta ocasião compareceu e prestigiou a assembleia da entidade a então secretária de Energia, Minas e Comunicação do Estado do Rio Grande, Dilma Vana Rousseff.
Atualmente a Infracoop tem na presidência Jânio Vital Stefanello, do Rio Grande do Sul, como vice-presidente Danilo Pasin, de São Paulo e como secretário Adolf Hendrik Van Arragon, do Estado do Paraná. As seis federações estaduais afiliadas da Infracoop são: a Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, a Fecoerusc - Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina, a Fecoerpa - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Paraná, a Fecoeresp - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo, a Fecoderj - Federação das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Rio de Janeiro e a Fecoerms - Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Mato Grosso do Sul.
Parada movimentou a Casa do Cooperativismo, na 47ª Expointer, em Esteio. A primeira edição da Parada Coop – Encontro de Mascotes do Cooperativismo movimentou a Casa do...
11 de Setembro, 2024
LO concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) vigora até 2029. A Certaja Energia recebeu da Fundação Estadual de...
11 de Setembro, 2024
Visitação teve como objetivo promover a troca de experiências e explorar práticas e soluções que possam ser aplicadas por outras cooperativas. Na...
11 de Setembro, 2024